Fake news na rede: Cemig nega que fará concurso em 2019

Em nota de esclarecimento, divulgada no dia 31 passado, a Cemig informou que a empresa não abriu concurso público para 2019. A Nota foi motivada por noticias falsas (fake news) na internet com o anúncio de abertura de concurso pela Cemig neste ano. Segundo a estatal, não há data prevista para a realização de concurso e qualquer informação nesse sentido a empresa divulgará em seu site.

O Sindieletro sempre defendeu e luta por mais concurso público na Cemig, para reposição de quadro de pessoal extremamente desfalcado e geração de empregos e serviços de qualidade da empresa em Minas. Em Acordos Coletivos passados a categoria já conquistou o direito à contratação de eletricitários por concurso, mas nos últimos anos a empresa tem demitido e terceirizado ainda mais. Atualmente, a gestão da Cemig sob o governo Zema promove mais demissões, com discriminação, porque demite os mais antigos de casa. Demissões também são feitas por meio de PDIs.

O Sindicato repudia todas as demissões na Cemig. Entendemos que a Cemig e o governo de Estado, com o desligamento de trabalhadores, estão promovendo mais desemprego e mais precarização dos serviços públicos de fornecimento de energia.