Ex-presidente da Cemig será ouvido pela CPI nesta segunda-feira

Diretor-presidente da Cemig durante o ano de 2019, Cledorvino Belini será ouvido nesta segunda-feira (18/10/21) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na gestão da estatal mineira. A reunião ocorre a partir das 14 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Acompanhe a reunião ao vivo, a partir das 14h. CLIQUE AQUI.

O ex-gestor da Cemig foi convocado, na condição de testemunha, atendendo requerimento do vice-presidente da CPI, deputado Professor Cleiton (PSB), do seu relator, deputado Sávio Souza Cruz (MDB), e da deputada Beatriz Cerqueira (PT).

Um dos principais assuntos a serem tratados no depoimento será a contratação, pela Cemig, da Exec, empresa de seleção de executivos que atuou no processo de escolha do atual diretor-presidente da estatal, Reynaldo Passanezi Filho.

De acordo com o deputado Professor Cleiton, Cledorvino Belini teria dito, durante oitiva no inquérito policial que apura denúncias relativas à estatal, que a contratação da Exec e de Reynaldo Passanezi Filho teriam acontecido por solicitação de Cássio Azevedo, ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, após entrar em contato com o empresário Evandro Negrão de Lima, do diretório do Partido Novo. Cássio Azevedo faleceu este ano, vítima de câncer.

O parlamentar classificou a informação como um fato grave, que demonstraria a usurpação de uma função pública. O relato sobre a oitiva de Cledorvino Belini partiu do delegado da Polícia Civil Gabriel Ciríaco Fonseca, responsável por investigações de supostas irregularidades na Cemig até junho deste ano, quanto foi transferido para uma delegacia na região de Venda Nova, na Capital.

Venda de participação acionária por R$ 1 será questionada

O deputado Professor Cleiton acrescenta que há outras questões importantes a serem tratadas durante o depoimento de Cledorvino Belini à CPI, tais como a venda da participação da Light na Renova Energia, por R$ 1, em outubro de 2019. A Light é a principal empresa de energia que atua no Estado do Rio de Janeiro e tinha a Cemig como sua acionista majoritária em 2019. A Renova Energia é uma empresa de geração de energia renovável.

De acordo com Professor Cleiton, outra questão a ser discutida com o ex-diretor-presidente da Cemig são documentos relativos a um plano para tornar a estatal “privatizável”, ainda durante a gestão anterior. Na avaliação do deputado, é grave que esse processo tenha sido implementado desconsiderando etapas exigidas por lei, como autorização legislativa.

O parlamentar acredita que o depoimento de Cledorvino Belini sobre o plano de privatização da Cemig será muito importante, tanto pelo prestígio e competência do executivo quanto por alguns comentários feitos por ele anteriormente. “Durante audiência do Assembleia Fiscaliza, por exemplo, ele disse que recebeu a missão de privatizar a Cemig, mas que não encontrava argumentos para que isso acontecesse”, lembrou Professor Cleiton.

O Assembleia Fiscaliza é um processo de prestação de contas dos principais gestores do Poder Executivo, em uma série de reuniões periódicas realizadas no Parlamento mineiro.

Fonte: Portal ALMG, foto: arquivo ALMG -Luiz Santana