INFORMATIVO DOS SINDICATOS CUTISTAS DOS ELETRICITÁRIOS DO RJ SINTERGIA, AEEL SINDECOM E SINAERJ
Os Vertedouros são abertos quando a vazão a montante das represas indicam grande aumento e que poderá com isto ultrapassar a Cota Máxima de Retenção de água de uma represa.
Este procedimento de liberar o excesso de água não pode ser rápido demais, nem segurar a água até se atingir a cota de segurança a fim de garantir reservatório cheio, o que significa dinheiro, tendo em vista que as turbinas geram energia através da água que as faz girarem.
Vemos como é importante ter o controle das Hidroelétricas nas mãos do governo e não só pela geração de energia ao menor preço possível, mas também pela posse e destino da água.
A Eletrobrás enquanto Estatal vendia sua energia no “Regime de Cotas” e com suas hidroelétricas amortizadas pelo tempo cobrava de 74 a 92 Reais o Mw.
Privatizada, a lei que a entregou ao capital privado permite a retirada da Eletrobrás do Regime de cotas na proporção de 25% ao ano a partir de janeiro do ano em curso.
Agora, a Eletrobrás privada poderá vender 25% da sua produção ao preço de mercado que até 31/12 /2022 girava em torno de 360 Reais o mesmo Mw.
Vemos agora com o crime consumado que a população irá mais uma vez pagar o pato.
Em menos de 6 meses vimos acontecer o que nem em 50 anos se viu.
Décadas Operando as Hidroelétricas e nenhuma, nenhuma falha no controle das Vazões dos rios por parte da Eletrobrás Pública e de suas Subsidiárias.
Sempre foi o nosso objetivo a segurança, o patrimônio e as vidas da População e o Lucro sempre em 2° Lugar.
A Chesf subsidiária da Eletrobrás está sendo processada e multada pelo Governo da Bahia e pelo MPF pelos danos causados à população de Jequié/BA e demais cidades da região por má gestão da Vazão do Rio pela Usina de Pedra.
Vemos como a coisa funciona quando o Lucro está acima de todos.
Enchentes, e será que também seca ?, enfrentaremos quando decidirem reduzir a Vazão para segurar água e garantir o lucro, gerando energia ao custo da vida das populações e jusante dos rios?
Urge portanto cobrar do Governo Progressista a Reestatização da Eletrobras, o povo quer e a Economia e o País precisa!