Estamos na cola: queremos negociar a PLR já



Estamos na cola: queremos negociar a PLR já

O Sindieletro procurou a direção da Cemig mais uma vez para cobrar negociações da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2017. Entregamos um ofício à empresa pessoalmente, reivindicando um debate transparente e democrático, de acordo com as expectativas da categoria.

Alertamos os trabalhadores: queremos dialogar, mas entendemos que a mobilização é fundamental. Por isso, convocamos a categoria a intensificar a luta pela PLR deste ano.

Histórico

Apesar de toda a discussão promovida pelo Sindieletro sobre a PLR em 2016, a Cemig preferiu não negociar e tentar dobrar a categoria no “toma lá dá cá”. A empresa tentou pressionar os trabalhadores, alegando que a proposta deveria ser aceita até o dia 30 de dezembro. Além disso, foi oferecido um adiantamento de R$ 1 mil que, depois passou, para R$ 2 mil.

O pagamento, claro, seria feito mediante a aprovação da proposta. Foi uma atitude maliciosa, já que o adiantamento proposto pela empresa é referente à PLR de 2016, cujo acordo já está fechado desde de janeiro de 2016 e é previsto o pagamento até maio deste ano. A empresa, portanto, tentou misturar os assuntos para confundir os trabalhadores e agiu de forma nada ética ao vincular o adiantamento em 2017 à aprovação de outra proposta, esta para ser paga em 2018. Há dinheiro para pagar o adiantamento – basta a empresa querer realizá-lo.

Não cedemos à pressão e, ao final de 2016, a Cemig foi notificada sobre os 96% dos eletricitários que manifestaram rejeição à proposta em assembleias. Os trabalhadores cobram rapidez para o início das negociações. Nossa Campanha de PLR continua este ano. Vamos pressionar para conquistar uma PLR digna!

item-0
item-1
item-2
item-3