Esclarecimentos sobre o pedido de atualização de dados encaminhado pela Cemig Saúde

O Sindieletro, com os nossos representantes eleitos na Cemig Saúde no ano passado, esclarece:  em relação à carta enviada pela Cemig Saúde aos participantes, solicitando a atualização dos dados referentes ao valor do benefício recebido da Previdência Social/INSS junto à Operadora, informamos, àqueles que têm dúvidas quanto à veracidade da solicitação, que se trata realmente de uma formalidade do nosso plano de saúde.

É uma atualização prevista no regulamento da Cemig Saúde, especificamente prevista no artigo terceiro e seus parágrafos do Ato Normativo 36, do Regulamento do PSI. A informação para atualização dos dados é necessária para que o(a) assistido(a) tenha a contribuição ao plano de saúde no valor (proporcional e correto) sobre sua renda real, a que recebe efetivamente. Ou seja, informando os dados, ele pagará o valor justo, não no formato de uma simulação, mas de acordo com o rendimento (global) que recebe todo mês, geralmente pago pelo INSS e Forluz.

Lembramos que o regulamento prevê a cobrança pelo valor do teto do INSS quando a renda do beneficiário assistido não é informada, o que seria muito dispendioso ao participante, uma vez que ninguém recebe sua renda do INSS com o valor do teto. Os valores pagos nesta situação não serão devolvidos quando o cadastro for feito corretamente, lançando valor real da renda.

No vídeo abaixo, nosso representante eleito na Cemig Saúde e diretor do Sindieletro, Edvaldo Pereira da Silva, presta mais esclarecimentos sobre a solicitação de atualização dos dados de rendimento da Previdência Social, de forma didática e mais detalhada. Confira o vídeo.

Atenção: segundo a Cemig Saúde, nem todos receberão essa carta neste primeiro momento.