Esclarecimento sobre o desconto das mensalidades sindicais no contracheque deste mês

Esclarecimento do Sindieletro sobre o desconto das mensalidades sindicais no contracheque deste mês

Gestão da empresa criou uma situação constrangedora e de transtorno para os trabalhadores. Cobramos da Cemig uma alternativa para não haver prejuízos

Devido às diversas abordagens de trabalhadores questionando o Sindieletro quanto ao desconto de valor significativo no contracheque de fevereiro sob a alínea “Mensalidade STIEEBH”, vimos esclarecer o seguinte:

Trata-se dos descontos acumulados dos meses em que a Cemig, irresponsavelmente, decidiu não efetuar o desconto em folha e, assim, não repassar as contribuições dos sindicalizados. Foi uma forma de punir o Sindicato e, por conseguinte, os trabalhadores, por estarem fazendo a luta em defesa dos direitos da categoria eletricitária.

Lembramos que a Justiça do Trabalho já declarou que a atitude da gestão de não descontar e repassar as mensalidades ao Sindicato é ilegal e determinou multa diária à empresa em caso de descumprimento e até de responsabilização criminal da diretoria da Cemig se continuasse com o descumprimento da decisão judicial.

Reforçamos que tal transtorno para os trabalhadores é uma situação constrangedora criada pela direção da empresa, única culpada por esse fato.

Foram descontadas de uma só vez as mensalidades dos meses de dezembro/2023, janeiro e fevereiro/2024. O Sindieletro já encaminhou ofício à gestão da Cemig solicitando o tratamento dessa situação, para que não haja prejuízo financeiro no contracheque dos trabalhadores e trabalhadoras que tiveram o desconto de valores acumulados. Defendemos que haja o parcelamento do valor acumulado.