Energisa Soluções: Primeira rodada de negociações é realizada em Belo Horizonte

Nesta quarta-feira, 27, realizamos a primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2019/2020) com a Energisa Soluções.

Na reunião, realizada na Sede do Sindieletro, defendemos a pauta de reivindicações construída pelo conjunto dos trabalhadores e cobramos da empresa que apresente uma proposta de ACT que atenda às expectativas da categoria. Neste ano, entregamos uma pauta enxuta e que representa os principais anseios dos trabalhadores (as).

Do lado de lá, a principal argumentação apresentada foi de que a “Energisa Soluções”, apresentada no site da empresa como braço do Grupo Energisa, tem acumulado prejuízos.

Por isso, fizemos o devido debate sobre os dados apresentados e ressaltamos que o argumento financeiro utilizado pela empresa não é real e não pode ser motivador de uma proposta ruim para os trabalhadores e lembramos que o Grupo Energisa obteve lucro de R$ 572,6 milhões em 2017 e de R$ 1,17 bilhão em 2018.

Informamos aos trabalhadores que as assembleias serão agendadas assim que a empresa apresentar a sua proposta. Vamos à luta por um acordo justo e pela manutenção dos nossos direitos e conquistas.

O que é o Grupo Energisa?

Em seu site oficial, a Energisa se apresenta como um dos principais grupos privados do setor elétrico do Brasil, sendo o 5° maior de todas as regiões do país, nas áreas de distribuição, transmissão, comercialização e serviços e soluções integradas para o mercado de energia elétrica.

A Energisa possui mais de 14 mil trabalhadores próprios e atua por intermédio das empresas Energisa Minas Gerais (MG), Energisa Sergipe (SE), Energisa Paraíba (PB), Energisa Borborema (PB), Energisa Nova Friburgo(RJ), Energisa Mato Grosso (MT), Energisa Mato Grosso do Sul (MS), Energisa Tocantins (TO), Energisa Sul-Sudeste (São Paulo, Paraná e sul de Minas Gerais), Ceron (Rondônia) e Eletroacre (Acre).