Enel descumpre prazo e milhares de imóveis ainda seguem sem energia em São Paulo

A noite de terça-feira (7) não trouxe alívio para milhares de residências na Grande São Paulo, que ainda estão no escuro após a forte chuva que atingiu a região na última sexta-feira (3). A italiana Enel, concessionária responsável pela rede elétrica da região inicialmente havia indicado a terça-feira como o prazo para concluir o restabelecimento da energia para todos os moradores afetados.

De acordo com o G1,107 mil imóveis na Grande São Paulo ainda estavam sem energia na noite de terça-feira, sendo 30.200 diretamente impactados pelo temporal de sexta-feira. A empresa começou a distinguir entre clientes afetados pela chuva ou não a partir de segunda-feira (6), anteriormente fornecendo números gerais. Na sexta-feira, o temporal deixou 2,1 milhões de residências sem luz.

Em entrevista ao Estudio I, da GloboNews. o presidente da Enel, Max Lins, afirmou que "é impossível prever uma restauração de uma rede onde derrubou-se postes, transformador, cabo". Lins destacou a necessidade de uma cooperação intensa entre as partes envolvidas para superar os obstáculos. A persistência do problema fez com que moradores de áreas afetadas realizassem manifestações em diversos pontos da capital paulista, bloqueando rodovias e avenidas da cidade.

A Enel divulgou uma nota informando que mais de 3 mil técnicos estão nas ruas, trabalhando para reconstruir trechos inteiros da rede elétrica, mas imagens veiculadas por emissoras de televisão mostraram vários caminhões da Enel parados nos pátios da empresa, sem comentários oficiais até o momento.

“Nesta segunda-feira (6), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reuniu com o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) para cobrar explicações sobre os problemas no fornecimento de energia.O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) vai abrir, ainda nesta semana, uma investigação para apurar se houve omissão da concessionária Enel no restabelecimento de energia para os consumidores da Região Metropolitana de São Paulo”, destaca a reportagem.

A Defensoria Pública de São Paulo também enviou um ofício à Enel, nesta segunda-feira (6), pedindo esclarecimentos sobre a interrupção de energia elétrica na capital.

Fonte: Brasil 247