Encontro de Mulheres do Sindieletro foi um enriquecedor exercício de escuta, falas, debate...



Encontro de Mulheres do Sindieletro foi um enriquecedor exercício de escuta, falas, debate...

Encontro de Mulheres do Sindieletro foi um enriquecedor exercício de escuta, falas, debate e troca de experiências


O Encontro de Mulheres do Sindieletro, realizado no último dia 9, para marcar o Dia Internacional da Mulher, reuniu cerca de 50 participantes e foi um momento excelente para a reflexão, ouvir, falar, debater, chamar a atenção para o cuidado, cuidar de si mesma, cuidar do próximo, mudar o olhar, os gestos e o caminhar para que se conduza a vida mais leve e mais feliz. Na pauta tivemos debates sobre as diversas violências contra a mulher e dinâmicas com música, depoimentos e encenação.

O Encontro teve como lema: Nós Mulheres em foco - O protagonismo é todo nosso! O evento teve início com uma Mística preparada e apresentada pelas Mulheres do Coletivo Roda das Pretas de Coronel Fabriciano (*), que encenaram o ato musical com o recado: não se deve mexer com aquela que “tem a eterna mania de ter Fé na Vida!”.

O evento foi promovido pela Secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindieletro com eletricitárias associadas, esposas, companheiras, namoradas e filhas de filiados. Na mesa de debate tivemos a participação da deputada estadual Macaé Evaristo, da ex-prefeita de Araçuaí e assessora da Subsecretaria de Direitos e Cidadania/SMASAC-PBH, Maria do Carmo Ferreira da Silva, e da representante da deputada estadual Beatriz Cerqueira, Adrielle Paiva.

A mediação da mesa foi da secretária da Mulher Trabalhadora do Sindieletro e diretora da Regional Vale do Aço, Elza de Fátima Rodrigues de Oliveira, e da diretora da Regional Norte, Denise Borges Ferreira. Tivemos como mestre de cerimônia a advogada Laura Beatriz.

Contamos também com a presença de homens, que vieram dar apoio e contribuir com as atividades. Entre eles, estavam presentes o coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, o diretor de Formação do Sindicato, Geovan Aguiar, o coordenador da Regional Norte, Renato Ferreira, e o coordenador da Regional Vale do Aço, Ésio Luiz e Silva.

Pauta do debate foi as diversas violências contra a mulher

“Foi um evento feito por mulheres, com mulheres, para mulheres e para homens também. Ouvimos, falamos, debatemos sobre a violência política, a violência de gênero”, destacou a diretora da Regional Norte, Denise Borges. Segundo ela, no Encontro “colocamos o melhor dos nossos sentimentos em ação: O AMOR!”.
Para a secretária da Mulher Trabalhadora e diretora da Regional Vale do Aço, Elza Oliveira, o encontro foi gratificante, muito participativo, envolveu as mulheres em dinâmicas que levaram à reflexão, alegrias, gargalhadas e muita aproximação. “Gratidão a todas e todos os participantes. Um evento que teve a gigante contribuição das pessoas que estiveram conosco durante a manhã do sábado do dia 9 de março, dividindo e compartilhando conhecimento e experiência de vida”, ressaltou.

 

(*) RODA DAS PRETAS CORONEL FABRICIANO é um Coletivo Cultural criado no ano de 2015, com o principal objetivo de desenvolver ações que contribuam para a valorização e o empoderamento de Mulheres Negras. O Coletivo se reúne e promove diferentes atividades, tais como: cinema comentado, debates, oficinas (Abayomis, dança, percussão), performances culturais. A principal ação é a RODA DE CONVERSA, denominada RODA DAS PRETAS. Esse é um encontro no qual Mulheres Negras conversam e relatam sobre suas vivências, suas conquistas e sobre os impactos do racismo na construção de suas identidades Negras. Dialogam, ainda, sobre como os bloqueios triplos - Gênero, Pobreza e Raça - são enfrentados.

Nessa “RODA” de Conversa circulam a cumplicidade, a amorosidade, sobretudo o fortalecimento, pois a partir de suas próprias vozes, as Mulheres Negras reagem e instauram outros discursos sobre si, problematizando as práticas de silenciamento e de invisibilização impostas, bem como denunciam privilégios de Raça, Classe e Gênero. O Coletivo acredita que, nesse “ENCONTRO PRECIOSO”, contribuímos para a construção de uma cultura antirracista aqui, agora e para além de nós em prol de uma humanidade mais saudável e feliz.

item-0
item-1
item-2
item-3