Encontro de Mulheres do Sindieletro foi um enriquecedor exercício de escuta, falas, debate e troca de experiências
O Encontro de Mulheres do Sindieletro, realizado no último dia 9, para marcar o Dia Internacional da Mulher, reuniu cerca de 50 participantes e foi um momento excelente para a reflexão, ouvir, falar, debater, chamar a atenção para o cuidado, cuidar de si mesma, cuidar do próximo, mudar o olhar, os gestos e o caminhar para que se conduza a vida mais leve e mais feliz. Na pauta tivemos debates sobre as diversas violências contra a mulher e dinâmicas com música, depoimentos e encenação.
O Encontro teve como lema: Nós Mulheres em foco - O protagonismo é todo nosso! O evento teve início com uma Mística preparada e apresentada pelas Mulheres do Coletivo Roda das Pretas de Coronel Fabriciano (*), que encenaram o ato musical com o recado: não se deve mexer com aquela que “tem a eterna mania de ter Fé na Vida!”.
O evento foi promovido pela Secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindieletro com eletricitárias associadas, esposas, companheiras, namoradas e filhas de filiados. Na mesa de debate tivemos a participação da deputada estadual Macaé Evaristo, da ex-prefeita de Araçuaí e assessora da Subsecretaria de Direitos e Cidadania/SMASAC-PBH, Maria do Carmo Ferreira da Silva, e da representante da deputada estadual Beatriz Cerqueira, Adrielle Paiva.
A mediação da mesa foi da secretária da Mulher Trabalhadora do Sindieletro e diretora da Regional Vale do Aço, Elza de Fátima Rodrigues de Oliveira, e da diretora da Regional Norte, Denise Borges Ferreira. Tivemos como mestre de cerimônia a advogada Laura Beatriz.
Contamos também com a presença de homens, que vieram dar apoio e contribuir com as atividades. Entre eles, estavam presentes o coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, o diretor de Formação do Sindicato, Geovan Aguiar, o coordenador da Regional Norte, Renato Ferreira, e o coordenador da Regional Vale do Aço, Ésio Luiz e Silva.
Pauta do debate foi as diversas violências contra a mulher
“Foi um evento feito por mulheres, com mulheres, para mulheres e para homens também. Ouvimos, falamos, debatemos sobre a violência política, a violência de gênero”, destacou a diretora da Regional Norte, Denise Borges. Segundo ela, no Encontro “colocamos o melhor dos nossos sentimentos em ação: O AMOR!”.
Para a secretária da Mulher Trabalhadora e diretora da Regional Vale do Aço, Elza Oliveira, o encontro foi gratificante, muito participativo, envolveu as mulheres em dinâmicas que levaram à reflexão, alegrias, gargalhadas e muita aproximação. “Gratidão a todas e todos os participantes. Um evento que teve a gigante contribuição das pessoas que estiveram conosco durante a manhã do sábado do dia 9 de março, dividindo e compartilhando conhecimento e experiência de vida”, ressaltou.
(*) RODA DAS PRETAS CORONEL FABRICIANO é um Coletivo Cultural criado no ano de 2015, com o principal objetivo de desenvolver ações que contribuam para a valorização e o empoderamento de Mulheres Negras. O Coletivo se reúne e promove diferentes atividades, tais como: cinema comentado, debates, oficinas (Abayomis, dança, percussão), performances culturais. A principal ação é a RODA DE CONVERSA, denominada RODA DAS PRETAS. Esse é um encontro no qual Mulheres Negras conversam e relatam sobre suas vivências, suas conquistas e sobre os impactos do racismo na construção de suas identidades Negras. Dialogam, ainda, sobre como os bloqueios triplos - Gênero, Pobreza e Raça - são enfrentados.
Nessa “RODA” de Conversa circulam a cumplicidade, a amorosidade, sobretudo o fortalecimento, pois a partir de suas próprias vozes, as Mulheres Negras reagem e instauram outros discursos sobre si, problematizando as práticas de silenciamento e de invisibilização impostas, bem como denunciam privilégios de Raça, Classe e Gênero. O Coletivo acredita que, nesse “ENCONTRO PRECIOSO”, contribuímos para a construção de uma cultura antirracista aqui, agora e para além de nós em prol de uma humanidade mais saudável e feliz.