Em Goiás, idoso com 123 anos ganha fama como o "Terror do INSS"

Você já deve ter visto o rosto de Andrelino Vieira da Silva na internet. Isso porque o senhor ficou conhecido nas redes como o "Terror do INSS". O apelido faz jus ao idoso: Seu Andrelino completou nada menos que 123 anos de vida, como consta em sua carteira de identidade.

Nascido em 3 de fevereiro de 1901, na cidade de Firminópolis, Goiás, hoje Andrelino vive com os familiares em Aparecida de Goiânia, localizada na Região Metropolitana da capital. Impressionantemente, o Guinness não reconhece o goiano como a pessoa mais velha do mundo, mas Maria Branyas, uma espanhola de 116 anos.

Janaína Lemes de Souza, neta de Andrelino, cedeu uma entrevista ao portal de notícias G1 e comentou que o avô ainda é um homem disposto e está com a saúde em dia. "Ele está bem, está tudo ótimo. É uma satisfação muito grande por ele estar mais 1 ano com a gente assim, todo mundo junto", disse.

De onde surgiu o título "Terror do INSS"?

Em seu aniversário de 121 anos, em 2022, Andrelino foi presenteado pelos familiares com um bolo decorado. Nele, havia uma placa que dizia: "Terror do INSS". Nesse dia em questão, uma foto do aposentado foi tirada ao lado do doce e, quando publicada, viralizou na internet.

"Dependendo do lugar, o pessoal até reconhece ele. Alguns pedem para tirar foto e ele tira. Quando a gente fala, ele diz para a gente: 'Vocês inventam cada coisa'", relembra a neta, Janaína.

Nesse mesmo ano, Andrelino foi reconhecido pelo Governo Federal e ganhou do então ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, uma placa de metal em sua homenagem. Nela, podemos ler: "É um grande orgulho ter o senhor como beneficiário do INSS […] O senhor não é o terror do INSS. O senhor é uma bênção para o INSS. Desejamos ao senhor Andrelino muitos mais anos de vida".

Seu Andrelino foi casado e teve sete filhos. Hoje, é pai de cinco, avô de 13, bisavô de 16 e tem apenas um tataraneto.

Fonte: Portal Terra, por Maria Fernanda Favoretto