Em defesa da Várzea das Flores e das nossas águas



Em defesa da Várzea das Flores e das nossas águas

No domingo, 22 de setembro, centenas de pessoas, sindicatos, movimentos sociais e populares participaram de uma manifestação contra o projeto de Lei encaminhado para a Câmara Municipal de Contagem pelo prefeito Alex de Freitas, que altera o plano diretor da cidade e permite a construção de empreendimentos imobiliários no entorno  da lagoa Várzea das Flores.

A concentração aconteceu em frente à Câmara Municipal, de lá os manifestantes saíram de bicicletas, carros e motos até a represa, onde protestaram contra o projeto da prefeitura e participaram  de atividades culturais e educativas sobre a preservação das águas e a importância da Várzea das Flores para o abastecimento de água para os municípios de  Contagem, Betim e Belo Horizonte.

Na década de 1960 Contagem e Betim estavam com dificuldades de abastecimento de água e decidiram construir um sistema próprio de produção e distribuição de água. A opção adotada foi represar o rio Betim  para abastecer cerca de 700 mil habitantes. No início da década de 1970 a Copasa assumiu o abastecimento de água das duas cidades.

Várzea das Flores é parte integrante do Sistema do rio Paraopeba, que integra o rio Manso e Serra Azul. Além de ser um importante reservatório de abastecimento para os municípios de Betim, Contagem e Belo Horizonte, a represa contribui para a sub-bacia do Rio Paraopeba que, por sua vez pertence à Bacia Federal do Rio São Francisco.

O projeto encaminhado aumentará a poluição das águas da represa, haverá assoreamento que poderá comprometer o abastecimento a milhares de pessoas.  O Sindieletro também está na luta contra esse projeto, pela preservação da Várzea das Flores e para garantir o abastecimento de água de boa qualidade para toda a população dos municípios atendidos pela represa.

A Frente Brasil Popular tem organizado vigílias na Câmara Municipal de Contagem para acompanhar o trâmite do projeto.

Informe-se e participe dos eventos em defesa das águas e da vida. Defenda você também a Várzea das Flores.

item-0
item-1
item-2
item-3