Em busca de relações democráticas e transparentes com a Cemig Saúde



Em busca de relações democráticas e transparentes com a Cemig Saúde

O diálogo traz bons frutos e este tem sido o nosso posicionamento com os gestores do nosso plano de saúde

As negociações dos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras, ativos e aposentados, com a Cemig Saúde continuam, e a busca permanente, deles e do Sindieletro, é para se promover uma relação democrática, transparente e de segurança para todos e todas.

Bons frutos podem ser gerados pelo diálogo e este tem sido o nosso posicionamento com a direção da operadora do nosso plano de saúde. O adiamento, mais uma vez, da pauta sobre a alteração no rol de procedimentos, confirmado na última reunião do Conselho Deliberativo, dia 16/12, pode ser o início de uma nova trajetória numa proposta de democratização na condução de temas relevantes aos beneficiários.

Analisar mudanças com diálogo e debate, sem ter como parâmetro único resultados financeiros imediatos, abre a possibilidade de se observar outros riscos inerentes, como a precarização da qualidade de atendimento do plano e possíveis acionamentos jurídicos, que poderão ser ainda mais danosos do ponto de vista financeiro.

O Sindieletro entende que o formato mais adequado para se evoluir com alterações no plano, sob orientação técnica para promover melhorias e adequações, é através da reafirmação dos acordos fechados com as entidades representativas, respeitando as limitações encerradas nesses acordos.

O resultado do esforço para uma melhor interação no tratamento de assuntos sensíveis ao plano de saúde, que tem consequências diretas sobre os beneficiários, deve ser fruto de amplo entendimento e transparência. Somente assim, as pautas e as decisões terão os reflexos do protagonismo daqueles que participaram e participam atualmente da construção dos valores que temos hoje, através da atuação junto às patrocinadoras e à Cemig Saúde, sempre pensando na construção de um plano de saúde saudável, possível financeiramente e perene.

Os debates em torno de uma política de transparência continuam. Mecanismos que desvirtuam a natureza de independência e liberdade do Conselho Deliberativo, a fim de cercear o envolvimento coletivo nos certames, só prejudicam a relação de respeito e independência entre as instâncias de gestão da Cemig Saúde. É importante que se observe a importância de cada ente responsável pela gestão no âmbito do plano, e o Sindieletro não será convergente com atitudes nesse sentido e fará a resistência necessária. 

O objetivo sempre perseguido é a transparência, para que as ideias e propostas de construções futuras não sejam encaradas como algo inalcançável à participação dos beneficiários, mas uma oportunidade de atrair o debate coletivo e a possibilidade de confluência de ideias. Assim, construiremos soluções que englobam todos e todas, e não somente uma parcela com melhor acesso financeiro, em detrimento da outra parcela, largada à incerta sorte.

item-0
item-1
item-2
item-3