Eletrobras investiga quedas de torres de energia em meio a atos golpistas

Reuters - A Eletrobras está investigando as razões para as quedas de duas torres de transmissão de energia elétrica de suas concessionárias Furnas e Eletronorte desde domingo, quando eclodiram atos golpistas pelo país e ameaças a refinarias da Petrobras, disseram duas fontes à Reuters.

"Tiveram atos de vandalismo em linhas (de transmissão)... mas não dá pra saber se é atentado ou tem relação (com atos golpistas)", afirmou uma das fontes.

As ocorrências à infraestrutura da Eletrobras envolveram linhas no Paraná e em Rondônia. No caso paranaense, foi derrubada uma torre do Bipolo 2, que transmite energia gerada pela hidrelétrica Itaipu para o Sistema Interligado Nacional.

O serviço de energia não foi comprometido, disse uma das fontes.

Outra fonte disse que equipes estão sendo deslocadas para o local no Paraná para checar o ocorrido e se houve um uso de um trator na derrubada da torre.

Fonte: Brasil 247

FNU pede apuração e já havia denunciado

A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) cobra apuração rigorosa e já havia denunciado a queda de torres da Eletrobras, reivindicando que a empresa investigasse e apontasse a causa. A empresa, até o ato terrorista do dia 08, não havia aberto investigação. Agora, com o vandalismo em Brasília, a Eletrobras ficou em alerta. A FNU vai acompanhar o desenrolar das investigações e exigir que, se houve crime de bolsonaristas na queda das torres, que os responsáveis sejam severamente punidos.