Eletricitários reforçam solidariedade:professores e Cemig S

No último sábado(14) a diretoria do Sindieletro esteve presente no Palácio das Mangabeiras manifestando solidariedade aos professores da rede estadual que estão acampados no local desde o dia o dia 30 de agosto. A tarde, a direção da entidade participou de outro ato de solidariedade aos concursados da Cemig Serviços, que foram demitidos pela empresa.

Os eletricitários demitidos que ocuparam desde dia 10, o saguão da sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, mantém o protesto e estão acorrentados no local, mas foram isolados pela Cemig. A empresa trancou todos os acessos aos trabalhadores.

Professores

Há 15 dias acampados em frente ao Palácio das Mangabeiras, os professores da rede estadual de ensino estão mobilizados pelo cumprimento do Piso Salarial Nacional definido por lei. Além disso, a categoria denuncia que o governo de Minas não investe o mínimo constitucional de 25% da arrecadação em educação no Estado.

Plebiscito Popular da Energia

No acampamento dos professores foi realizado o encontro de formadores do Plebiscito Popular pela redução das tarifas de energia e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais, com aproximadamente 800 pessoas.
O objetivo dos organizadores é levar a discussão ao maior número de cidadãos e, após a votação, apresentar ao governo e ao Legislativo os resultados colhidos. A votação do Plebiscito Popular acontecerá entre 19 e 27 de outubro em todo o Estado.

Na Cemig

A intenção dos eletricitários demitidos da Cemig Serviços é continuar o movimento até que o governador Antônio Anastasia aceite recebê-los para negociar as reivindicações. No domingo(15) o Sindieletro também esteve a porta da Cemig em solidariedade aos eletricitários.

Apesar do acampamento no Palácio das Mangabeiras e na sede da Cemig, o governador Antonio Anastasia ainda não se manifestou sobre as reivindicações dos educadores e eletricitários.