Da Regional Norte à Triângulo, da Leste, passando pelo Vale do Aço à Regional Oeste, da Mantiqueira à Metalúrgica, os eletricitários estão se mobilizando para as reuniões setoriais de pré-pauta que serão realizadas em todas as portarias da Cemig, até 10 de setembro.
O destaque fica por conta da metodologia adotada pelo Sindieletro para envolver toda a categoria no debate. Agora são os próprios trabalhadores que, reunidos em pequenos grupos, discutem e colocam em cartolinas os assuntos que querem incluir na pré-pauta, apontando os problemas enfrentados e qual deve ser a solução. As sugestões dos eletricitários vão desde pontos que envolvem toda a categoria até as reivindicações específicas de cada local de trabalho.
A intenção do Sindieletro é exatamente essa, aprofundar o debate entre os trabalhadores, que, no dia a dia da conhecem as dificuldades e podem apontar o que deve ser melhorado. A nova metodologia tem agradado os trabalhadores como o eletricitário da unidade São Gabriel, Geraldo Magela. Para ele, a dinâmica da setorial é ótima porque “na conversa com os colegas de trabalho as idéias vão surgindo e o debate fica muito produtivo”.
Largada em Betim, Igarapé e no Quarteirão 14
Em Betim, dezenas de eletricitários garantiram, na manhã do último dia 14, uma reunião expressiva onde a preocupação foi a construção de uma pauta representativa. Um eletricitário defende que as questões sobre saúde e segurança sejam prioridade.
Fazendo um balanço da relação da Cemig com a categoria, o coordenador do Sindieletro na Regional Metalúrgica, Jefferson Silva, reafirmou a importância de ampliar espaços de diálogo entre trabalhadores e empresa, a exemplo da experiência do Pacto pela Saúde e Segurança. Para ele, o fórum “é uma experiência inédita no país, que serve de exemplo para outras iniciativas de participação do trabalhador, dentro e fora da empresa.”
No mesmo dia, eletricitários da Usina de Igarapé participaram de uma setorial, não para votar propostas, mas para indicar, espontaneamente, pontos que consideram importantes para a campanha. O mesmo ocorreu no Quarteirão 14. Lá os eletricitários ficaram à vontade, se reuniram em pequenos grupos e discutiram as relações de trabalho e pontos para a pré-pauta.
MAIS PROPOSTAS
Na setorial realizada na Rua Itambé os trabalhadores também se dividiram em bolinhos, agrupados de acordo com os setores em que atuam. Eletricitários do Centro de Operação e Distribuição (COD), das áreas comercial, administrativa e eletricistas de linhas aérea e subterrânea apontaram as principais demandas e questões específicas de cada atividade.
Os primeiros debates já mostram que é possível construir uma pauta que contemple os principais problemas dos setores e, também, reivindicações amplas e estruturais que beneficiam toda a categoria. Por isso, não fique de fora. Participe da construção daquela que será a nossa pauta de lutas para este ano. Confira na sua Regional a data e o local da setorial mais próxima de você. Colabore e chame os colegas para participar, indicando os problemas e soluções.