Eletricitários de SP vão parar no dia 11

Após um mês do início das negociações das empresas database junho, apenas os trabalhadores da Cesp e da Duke Energy têm garantia de um novo e bom Acordo Coletivo. Resultado da mobilização e da disposição de luta, os companheiros da Cesp conquistaram 7,74%. Na Duke, o reajuste foi de 7,87%. Já as demais empresas estão orquestradas e afinadas na tentativa de endurecer o jogo. Para arrancar avanços na mesa de negociação, o Sinergia CUT aposta também no reforço da mobilização dos trabalhadores nos locais de trabalho.

Essa é a situação dos companheiros da CPFL, Elektro e CTEEP. Para pressionar avanços, unificar a luta e reforçar o Dia Nacional de Paralisação convocado pela CUT, o Sindicato propõe a transferência das mobilizações – já aprovadas em assembleias – para a próxima quinta-feira (11). Já na AES Tietê, a mobilização também acontece na próxima semana.
A ideia é participar do Ato Nacional da CUT e demais centrais defendendo reivindicações da classe trabalhadora, com destaque para a suspensão dos leilões de energia e o combate ao projeto de lei 4330/04, que incentiva as terceirizações.

PLR da Elektro
Na Elektro, a situação é especial. A proposta econômica apresentada pela empresa está aquém das expectativas dos trabalhadores, principalmente no kit alimentação e, o que é pior, condicionada à alteração de várias cláusulas com vigência até 2015.
Além de solicitar nova rodada de negociação, o Sindicato reivindicou a garantia do pagamento da primeira parcela da PLR 2013 no fim de julho. Por isso, levará a proposta para decisão dos trabalhadores. Participe!
Abaixo, confira as propostas apresentadas nas mesas de negociação realizadas nesta semana nas quatro empresas:

A PROPOSTA DA CPFL… REJEITADA!

• 6,5% salários e benefícios
• 7,5% no VA e VR. No VA, redução da participação dos trabalhadores de 8% para 5%
• PLR: manutenção dos critérios do atual ACT, com reajuste de 6,5% na parcela fixa
• Jornada de Trabalho (Escala): empresa não quer mais discussão
• CNH: mantém proposta anterior
• Política de Emprego: mantém cláusula atual
• Menor Aprendiz: Dar possibilidade de opção entre VA e VR
• Diálogo social

A PROPOSTA DA ELEKTRO

• 6,53% de reajuste nos salários e benefícios
• 6,8% de reajuste no VA, VR e cesta
• Redução de 1,5% na tabela de participação dos trabalhadores no auxílio alimentação
• Alteração no intervalo de repouso e alimentação para uma hora contínua nas escalas 6x8x3 e 6x8x4, com acréscimo de meia hora no final da jornada
• Alteração na escala de Linha Viva, inclusive com jornada de 8 horas no domingo
• Fim do PEA, transferindo a indenização prevista no programa para a cláusula 28 e condicionando a concessão do benefício à decisão exclusiva da empresa
• PLR: garantia do piso mínimo em 90% do valor individual recebido em 2011 para as PLRs de 2013 e 2014, condicionada à garantia das PLRs dos gestores. Antecipação em julho

A PROPOSTA DA TIETÊ… REJEITADA!

• Ridículos 5,5% de reajuste nos salários e benefícios
• Manter a atual Política de Emprego com apenas 300 trabalhadores no quadro mínimo
• Não quer inclusão de Função Acessória
• Não quer melhorar Política de Transferência
• Ainda analisa várias reivindicações dos trabalhadores.

A PROPOSTA DA CTEEP… REJEITADA!

• Reajuste: 6,5% nos salários
• Planejamento de Pessoal: 1% da remuneração
• Gratificação de Férias: 6,5%
• Função Acessoria: 6,5%