Na terceira reunião da Mesa Temática sobre a Participação nos Lucros e Resultados, realizada nessa terça-feira (7), foram discutidos os critérios e princípios da PLR.
O Sindicato ressaltou que a forma utilizada pela Cemig para a distribuição dos lucros é uma das mais injustas do país, não contribui para a retenção de talentos e ainda faz com que os trabalhadores se sintam desmotivados e desvalorizados.
Os dirigentes também criticaram a forma como a gestão da empresa se apropriou, nos últimos anos, de um benefício conquistado com greve de fome dos trabalhadores para promover mais injustiças e beneficiar os altos cargos. Considerando que a produção da energia é coletiva e que a geração de lucros dependente de toda a força de trabalho, os diretores do Sindicato fizeram a firme defesa da linearidade da PLR para todos os eletricitários.
Na avaliação dos diretores do Sindicato, a discrepância na distribuição dos lucros pela Cemig é uma apropriação injusta do esforço de todos e cria um pequeno grupo de privilegiados ao invés de promover justiça, retendo os verdadeiros talentos. Tal postura só agrava a desigualdade dentro da empresa, que já é grande. Segundo o Balanço Social Consolidado da Cemig, a relação entre a maior e a menor remuneração na empresa, que em 2010 era 18,12 vezes, saltou para 32,26 remunerações em 2014.
Os representantes da Cemig sugeriram que na próxima reunião sejam discutidos os indicadores de PLR. Mas os diretores do Sindieletro insistiram que, primeiramente, deve ser resolvida a forma de distribuição dos lucros, garantindo que será encarada como uma questão de direito e de justiça e seja feita de forma igualitária, valorizando cada trabalhador de forma igual.
Nas principais assembleias e setoriais realizadas este ano, os eletricitários cobram do novo governo e da direção da Cemig, justiça na PLR, cumprindo o compromisso de fazer uma gestão da Cemig que valoriza e incentiva o crescimento dos seus trabalhadores.
Leia a íntegra da apresentação do Sindieletro durante a reunião temática sobre a PLR (arquivo em anexo).