A pré-pauta construída pelos eletricitários nas setoriais está sendo submetida às assembleias deliberativas que serão realizadas até 26 de setembro, para definir a pauta de reivindicações, que será entregue à direção da Cemig no dia 1º de outubro. A novidade nesta campanha é o aprimoramento da experiência coletiva, que busca ampliar a participação do trabalhador no debate.
O Sindieletro aposta no empoderamento da categoria com maior participação do trabalhador para identificar os problemas a serem solucionados na mesa de negociação. Além das relações de trabalho mais gerais, os eletricitários se manifestaram sobre questões específicas que incomodam no seu local de trabalho, na Cemig Saúde e na Forluz. Até sobre o Sindicato a categoria opinou nas setoriais. E tudo que foi dito foi publicado e está sendo debatido nas assembleias.
Mesmo que hoje a direção da Cemig desconsidere a opinião e o saber do trabalhador, acreditamos que a democracia que já produz mudanças até no mundo empresarial também alcançará a maior estatal de Minas.
O Sindicato reafirma, como prioridade, o seu compromisso de manter a informação e o debate com os trabalhadores em todas as etapas desta campanha, seja na mobilização, na negociação ou nas deliberações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015.
Começamos a caminhada com a certeza de que, coletivamente, podemos conquistar muita coisa. Acreditamos que esta campanha mostrará, mais do que nunca, a cara e a força do trabalhador da Cemig e o poder da organização dos eletricitários.