O eletricista de linha viva e diretor do Sindieletro no Anel Rodoviário, Eli Ananias de Oliveira, foi convidado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) para participar do I Seminário Internacional de Análise e Prevenção de Acidentes, a ser realizado entre os dias 26 a 29 de agosto, em São Paulo.
O convite veio logo depois que o eletricitário participou de um seminário no Sindieletro, preparatório para as discussões do Pacto pela Saúde e Segurança. Na época, o pesquisador do Centro de Estudos e Referência sobre a Saúde do Trabalhador (CEREST), Alessandro Silva, ficou impressionado com o detalhamento que o eletricitário fez sobre o trabalho na linha viva. Eli de Oliveira deu importantes contribuições nas reuniões do Pacto e Segurança, durantes as discussões sobre a linha viva.
Há 19 anos atuando na linha viva, Eli se diz surpreso com o convite e espera poder contribuir com sua experiência na Cemig. “Percebi que, para as outras empresas, intervir na rede ligada é um trabalho muito perigoso e complexo, mas para nós, faz parte da rotina”, diz.
Organizado pelo Fórum de Acidentes do Trabalho, o seminário inclui, na programação, discussões sobre pesquisa e políticas públicas de prevenção de acidentes, a necessidade de traçar estratégias e meios capazes de reconhecer os impactos na saúde, previdenciários, sociais, jurídicos e ambientais. O encontro também discutirá os múltiplos fatores que favorecem os acidentes de trabalho.