Eleições de Cipas: Todos os eletricitários devem votar

Os trabalhadores da Sede já começaram a votar no dia 27 e têm até 12 de abril para votar na eleição para a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidente). Nas outras bases a inscrição de candidatos termina na sexta-feira, dia 31, e a eleição será realizada nos dias 10, 11 e 12 de abril.

Os titulares e suplentes eleitos tomarão posse em junho e terão mandato de um ano. Na Cemig Geração, Transmissão e Distribuição há 71 Cipas com o número de representantes estabelecido de acordo com o quadro de trabalhadores de cada local.

No ano passado, o Sindieletro conseguiu, através da gerente de RH/ST, Vanessa Lyra, que a Secretaria de Saúde do Sindicato fosse incluída para também ministrar o treinamento dos membros das Cipas. No entanto, a diretoria da empresa “desconvidou” a entidade, privando cipistas de dois módulos de formação em “análise de acidente” que teriam grande importância para os trabalhadores.

O Sindieletro insiste na democratização e no fortalecimento das Cipas, uma vez que essas comissões têm a importante função de identificar os riscos do processo de trabalho junto com o SESMT da empresa.

Na avaliação da Secretaria da Saúde do Trabalhador, a Cipa - quando contempla todas as suas atribuições - é um espaço de mudança. Os cipistas podem participar ativamente da política de saúde e segurança da empresa, planejando ações preventivas e para a solução concreta de problemas de segurança e saúde no trabalho. Podem, inclusive, solicitar a paralisação de uma máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente.

Por tudo isso os representantes dos eletricitários devem ser escolhidos pelo maior número possível de trabalhadores e cada eletricitário deve se informar, o quanto antes, sobre os candidatos inscritos em seu setor de trabalho.