Representantes dos trabalhadores nas CIPAs têm a missão muito importante de desenvolver ações de preservação da vida acima de tudo e contribuir para a humanização do trabalho na Cemig.
Os eletricitários devem ficar atentos ao calendário de eleições para as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs). A inscrição das chapas deve ser feita até o próximo dia 28. As eleições serão realizadas entre os dias 7 e 9 de abril e os cipistas tomarão posse em 2 de junho.
Na Sede da Cemig, o calendário eleitoral é diferente. A inscrição de chapas termina no dia 11 de abril e a votação será de 22 a 25 de abril. A posse ocorrerá em 12 de junho.
CIPAs livres e atuantes
A CIPA não é da empresa, mas um órgão acima da corporação e independente, não subordinado a nenhuma área da instituição e a nenhum funcionário. Ou seja, a CIPA “não tem dono”, não cabe a ninguém a palavra final.
Sendo assim, a decisão final sobre qualquer proposta relacionada à comissão que não for de consenso deverá constar em ata. O assunto deverá ser levado aos trabalhadores envolvidos da área e ao Setor de Segurança e Saúde do Trabalhador (SESMT) da empresa até que haja um entendimento comum sobre a proposta.
Papel dos cipistas
É obrigação dos membros eleitos pelos eletricitários e indicados pela empresa, durante o tempo em que fizerem parte da comissão, identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos. A construção do plano de trabalho deve ser feita com a participação do maior número de trabalhadores da área, se possível com todos.
A cláusula 49ª do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos eletricitários, no parágrafo 7, que dispõe sobre Saúde e Segurança do Trabalhador, diz que os cipistas participarão de tarefas de inspeção de instalações e do acompanhamento de execução de atividades. Os membros da comissão também devem atuar na investigação de acidentes de trabalho e propor medidas destinadas à prevenção de acidente do trabalho referentes, exclusivamente, à área de abrangência da CIPA que representam.