Telemedicina, Conexão Saúde e atenção primária foram alguns dos temas abordados em encontro no Sindieletro
Na quinta-feira (13), o diretor de Relações com os Beneficiários (DRB) da Cemig Saúde, Edvaldo Pereira, se reuniu com os beneficiários na sede do Sindieletro, em Belo Horizonte, para sanar dúvidas e debater sobre a saúde dos beneficiários e a longevidade do plano de saúde.
“Conversamos muito sobre os serviços oferecidos pela Cemig Saúde e a necessidade de o beneficiário conhecer todos os benefícios do serviço, como o Conexão Saúde, os atendimentos virtuais e o cuidado coordenado”, explica.
Muitos usuários do plano têm insegurança em aderir à telemedicina e utilizar os portais online. “Esclarecemos sobre a segurança dos atendimentos online e sobre as alterações na sistemática da medicina. Essas inovações vieram com a pandemia e a tendência é continuar, a medicina virtual vai fazer parte da rotina do beneficiário”, acrescenta, frisando que é necessário que o beneficiário compreenda o mecanismo dos canais.
Os programas de atenção primária (APS) também foram abordados; eles são importantes tanto para preservar a saúde do beneficiário quanto para garantir a sustentabilidade do plano, através de uma coordenação mais eficiente da saúde do beneficiário. “Os canais de atenção primária são benefícios à disposição, esperando que todos adiram”, disse.
Os serviços expostos no site da Cemig Saúde, a autenticidade dos boletos de cobrança do plano e a segurança do Conexão Saúde também foram abordados. Sobre este último, Edvaldo relembra os pontos de atendimento em Belo Horizonte e arredores: Contagem, Barro Preto, Santa Efigênia e Santo Agostinho. Você pode conferir o endereço completo em todas as regionais aqui: https://conexaosaude.cemigsaude.org.br/
A ideia é que novos encontros sejam marcados em todas as regionais, a fim de que dúvidas sejam esclarecidas e os beneficiários possam usufruir amplamente de seu plano de saúde.
Importância de Edvaldo para a Diretoria de Relações com os Beneficiários da Cemig Saúde
No debate, o secretário-geral do Sindieletro, Jefferson Silva, mencionou a importância da eleição de Edvaldo Pereira para a DRB da Cemig Saúde e seu importante papel na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras ativos e aposentados. Desde fevereiro de 2021, a gestão da Cemig tem tentado, de todas as formas, alterar as condições do nosso plano de saúde. A proposta, além de precarizar o plano, visa transferir o custeio do plano para os aposentados, isentando a contribuição da Cemig como patrocinadora.
A proposição da gestão Zema na Cemig foi barrada na mesa de negociação e em quatro ações judiciais movidas pelo Sindieletro junto às entidades parceiras ABCF e AEA. Vencemos essa batalha. A ação que impediu a gestão da estatal de fazer a migração compulsória dos beneficiários da Cemig Saúde para o plano precarizado também foi julgada procedente. Hoje, a Cemig Saúde tem aproximadamente 6% de beneficiários no novo plano.
Edvaldo possui vasta experiência sindical e o perfil condizente para representar a categoria e resistir à pressão do projeto do governo Zema também na Cemig Saúde. Não temos dúvidas de que a proposta é de precarizar o plano e acabar com a contribuição da Cemig para os aposentados; estima-se hoje um investimento total de cerca de R$280 milhões/ano, e a precarização está diretamente ligada ao projeto de privatização da Cemig, uma vez que, diminuindo esse custo, a Cemig se tornaria mais atrativa aos interesses do mercado. “Ou seja, seria mais fácil vendê-la”, afirma Jefferson Silva.