Dissídio no TRT

- 22/06 - 21h32 - Boa noite a todos e todas. Compareça as setoriais.

- 22/06 - 21h30 - Continuaremos atualizando essa página na medida que chegarem mais dúvidas. Basta vc fazer contato pelo Fale conosco do site.

- 22/06 - 19h05 - Dúvida: como fica a PLR? A decisão do TRT não trata sobre o acordo da PLR. O acordo da participação nos lucros venceu em março/13. A Cemig está enrolando os trabalhadores, metade do ano já passou e as negociações não foram abertas pela empresa. Para piorar, os gestores, que não ouvem as vozes das ruas, querem benificiar mais ainda os altos salários e acabar com piso de 16 mil. A gestão de RH da empresa é estabelecer uma política de pessoal para poucos.

- 21/06 - 22h04 - Boa a noite a todos e todas. As dúvidas que chegarem pelo Fale conosco do site, também serão esclarecidas no sábado e domingo. Bom final de semana!

- 21/06 - 22h03 - O julgamento do TRT atinge todos os empregados da empresa, Sul e JF também.

- 21/06 - 22h01 - A paralisação do dia 26/06 está confirmada. Vamos as ruas!

- 21/06 - 22h00 - Na segunda tem boletim do Sindicato nas portarias.

- 21/06 - 18h32 - Nota: TRT decidiu pelo prazo de vigência do ACT de quatro anos. Contudo, isso NÃO vale para as cláusulas de reajuste do salário, do tíquete e outras e outras cláusulas econômicas. E nem para aquelas que têm data especifica, exemplo: Garantia de emprego por 4 meses. Ou seja, passou os 4 meses, acabou a garantia. Novas reivindicações, na próxima campanha salarial, poderão ser apresentadas e acrescentadas ao acordo durante negociações, e a validade da sentença de 4 anos, pode ser alterada, através de acordo com a empresa ou por nova sentença judicial.

- 21/06 -18h30 - Descupem o atraso para esclarecer as dúvidas, mas vamos continuar.

- 21/06 - 8h34 - Dúvida: Não entendi pq o vale refeição está sendo corrigido por 4,5%? Ao contrário do nosso salário que tem data base em 1º de novembro, o nosso tíquete é corrigido em 1º de janeiro, mas com o mesmo índice do salário. O índice do salário corrige todas as cláusulas econômicas. As cláusulas econômicas foram corrigidas pelo TRT , também em 6%. A nosso ver ocorreu um erro. O TRT considerou a inflação(INPC) de fev/2012 a out /2012( 4,32% e arredondou para 4,5%). Iremos pedir correção após a publicação da sentença.

- 21/06 - 8h02 - Dúvida: Como é o julgamento? Nosso acordo tem 60 cláusulas, além das novas reivindicações. Grande parte das cláusulas foram julgadas, porque a Cemig queria ou alterar ou acabar com várias conquistas. Durante a votação do julgamento, não podemos intervir, fazer defesa ou tirar dúvidas. Também, não recebemos nada por escrito após as decisões. A sentança, com as decisões, ainda será publicada e pode demorar 30 dias.

- 21/06 - 8h00 - Boa dia! Hoje continuaremos esclarecendo as dúvidas.

- 20/06 - 21h05 - Boa noite a todos e todas. Amanhã continuaremos informando.

- 20/06- 21h00 - Nota: As dúvidas podem ser enviadas pelo "Fale conosco" do site. Publicaremos uma nota aqui para esclarecer, quando a dúvida for de interesse geral.

- 20/06- 18h35 - Nota: A correção do vale alimentação/refeição ficou em 4,5%. O TRT considerou a inflação de fev a out. O reajuste do vale é sempre primeiro de janeiro, com validade para doze meses. Entendemos que houve um erro e iremos pedir correção após a publicação da sentença.

- 20/06- 18h00 - Nota: TRT decidiu pelo prazo de vigência do ACT de quatro anos, retroativo a 01/11/2012.

- 20/06- 17h45 - Nota: Detalhes da decisão somente após a publicação da sentença, que pode demorar 30 dias. A decisão do TRT cabe recurso ao TST pelos empregados ou pela Cemig.

- 20/06- 16h10 - TRT aprova reajuste retroativo a 1º de novembro. Acabou o julgamento.

- 20/06- 16h05 - TRT aprova que a Cemig deve estabelecer politica contra o assédio moral.

- 20/06- 15h25 - TRT aprova reajuste de 6% para as clausulas econômicas e garantia de emprego de 4 meses.

- 20/06- 15h10 - TRT mantém eleição para DRP Forluz. Julgamento continua.

- 20/06- 15h05 - TRT mantém cláusula da periculosidade sobre salário base e verba de 1,2 para avaliação de desempenho.

- 20/06- 14h50 - TRT aprova 6% de reajuste para o salário e nega aumento real. Julgamento continua.

- 20/06- 14h15 - Começou o julgamento e a Cemig alega não ter recursos para melhorar a proposta devido a MP 579. A desculpa continua a mesma. Sindieletro rebate: Cemig está distribuindo R$ 4,5 bilhões aos acionistas. Ou seja, dinheiro tem.

20.06.2013 -O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) terminou de julgar o dissídio sobre o Acordo Coletivo dos eletricitários.

A posição do Tribunal foi revelada nesta quinta(20), mas a publicação do resultado pode demorar até 30 dias. Após esta data, a categoria terá oito dias para decidir se aceita o resultado ou se apresentará recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O mesmo prazo vale para a empresa.

Mobilização

Nas setoriais que estão sendo realizadas em todo o Estado os eletricitários, que estão há quase oito meses sem acordo, analisam, além do ACT, a proposta de paralisação unificada, no dia 26 de junho. A previsão é que neste dia de semi-final da Copa das Confederações, em Belo Horizonte, com a participação do Brasil, trabalhadores da educação, saúde e segurança se unam aos eletricitários e urbanitários da Copasa para reivindicar respeito e valorização. A mobilização também vai cobrar o fim do assédio moral, dos acidentes de trabalho e das demissões.