No último dia 13, a presidenta Dilma Rousseff recebeu abaixo-assinado que pede a realização de plebiscito oficial sobre a criação de uma assembleia constituinte para a realização da reforma política. O documento, com mais de 7,5 milhões de assinaturas, é uma iniciativa do movimento Plebiscito Constituinte, que reúne 477 entidades, entre movimentos sociais, sindicais e organizações políticas. Em Minas Gerais o Sindieletro teve atuação determinante para o plebiscito.
O coordenador geral do Sindieletro, Jairo Nogueira Filho, participou da entrega do abaixo-assinado na capital Federal e destaca a importância do apoio da presidenta para o movimento. “Dilma já defendeu a reforma outras vezes, como forma de combater a inflação e agora dá visibilidade e apoio à luta da sociedade para discutir o financiamento público ou privado de campanha e o sistema eleitoral, entre outras questões importantes”, destaca.
Agenda da Reforma Política
A mobilização em Brasília começou no dia último dia 12 com a abertura da Plenária Nacional da Constituinte Popular Exclusiva e Soberana pela Reforma do Sistema Político em Brasília, e foi até dia 15. O Objetivo do movimento era pressionar os parlamentares para que aprovem um projeto de decreto legislativo para a instauração de uma Constituinte Oficial do Sistema Político.
Para isso, manifestantes realizaram ato na Câmara dos Deputados com coleta de assinaturas de parlamentares. Eles também entregaram o abaixo-assinado para o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Durante a plenária foi feito balanço das votações em todo o Brasil e aprovadas propostas para continuidade do processo da Constituinte.