Dia do Trabalhador e da Trabalhadora é dia de Luta!

Nos dias 29 e 30 de abril, o Sindieletro participou do VII Encontro dos Comitês e Movimentos Populares e Sindicais de MG. Dia 1° de maio fomos às ruas de Belo Horizonte manifestar contra o governo Zema.

Dirigentes e militantes de sindicatos, de movimentos populares e mandatos parlamentares estiveram reunidos nos dias que antecederam ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora para debater sobre o atual momento político que estamos vivendo em Minas Gerais e organizar a luta para o próximo período.

A luta em defesa das nossas estatais e contra o projeto privatista do Zema esteve presente no debate e na construção da pauta unificada para o enfrentamento ao atual governo de Minas Gerais. O coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, explicitou como o projeto privatista tem prejudicado os trabalhadores da estatal e o atendimento ao consumidor de energia elétrica, o que estamos chamando de antecipação da privatização. “Os movimentos populares e sindicais de Minas Gerais entendem a importância de enfrentar a sanha entreguista de Romeu Zema e defender o patrimônio do povo mineiro. O Encontro deste final de semana traçou estratégias para que a luta pela defesa das empresas públicas não seja somente uma luta dos eletricitários ou dos trabalhadores do saneamento, mas de toda a nossa sociedade”, destacou.

Saímos do VII Encontro fortalecidos e afirmando o compromisso da luta unitária em Minas Gerais contra o projeto neoliberal do Zema, entendendo que cada sindicato, comitê, movimento popular e mandato parlamentar devem assumir as tarefas construídas no VII Encontro dos Comitês e Movimentos Populares e Sindicais de Minas Gerais.

1° de maio nas ruas

No dia 1° de maio fomos às ruas de Belo Horizonte junto com as centrais sindicais anunciar a luta para o próximo período e denunciar Zema e seu projeto entreguista e de desmonte do Estado. Nos discursos no caminhão da CUT, durante a nossa marcha, a defesa das estatais e dos serviços públicos foi de grande relevância no dia que marca a luta da classe trabalhadora.
A postura do Zema no 21 de abril, em Ouro Preto, condecorando Sérgio Moro e Michel Temer com a Medalha da Inconfidência, e seu discurso golpista também foram denunciados com muita indignação no ato. Assim como o reajuste do seu salário e do secretariado em 298%.

Como o dia era de comemoração, os blocos de luta do Levante Popular da Juventude e o bloco Sou Vermelho abrilhantaram nosso dia com muita batucada e muita animação. No repertório, várias músicas que fizeram parte da luta popular no último período da nossa história ecoaram nas ruas da capital mineira, revigorando o espírito da necessária luta em Minas.

Reconstruir Brasil com Lula, derrotar Zema e devolver MInas ao povo

Cemig: esse “trem” é nosso!