Dia da Mulher



Dia da Mulher

Junto com a mobilização para simbolizar o fim da era de repressão aos eletricitários, o Sindieletro realizou, no dia 9 de março, na Sede da Cemig, um ato em homenagem às mulheres. As eletricitárias que chegavam para o trabalho foram recebidas com música, tapete vermelho e flores, distribuídas pelo Sindicato.

A presidente da CUT Minas, Beatriz Cerqueira, destacou que a homenagem às mulheres, no mesmo dia em que se comemora a retirada das grades, simboliza um novo tempo na Cemig. “A última vez em que estive aqui, trabalhadores estavam acorrentados às grades, o que demonstrava a insensibilidade de quem dirigia a empresa. Os gestores não se importavam com trabalhadores e nem com as trabalhadoras. O Sindieletro sofreu os maiores ataques, mas a resistência do Sindicato levou à realização deste ato, hoje”.

Beatriz Cerqueira ressaltou a importância da celebração do dia 8 de março pois a da data vem dizer que as mulheres têm o direito de ocupar os postos de comando e competência para atuar em todas as atividades. “Espero que tenhamos novas práticas aqui na Cemig e que a retirada das grades signifique a retomada da Cemig pelos trabalhadores e pela sociedade”, disse Beatriz Cerqueira.

Logo em seguida, em seu pronunciamento, o presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos, anunciou a criação do Comitê de Mulheres da Cemig que, junto com a Diretoria de Gestão Empresarial (DGE) definirá metas para a presença das trabalhadoras na alta direção da empresa. Para o Sindieletro, a criação do Comitê é um importante avanço ao reconhecer que muitas eletricitárias têm competência para ocupar cargos importantes na Cemig.

Beatriz considerou a notícia dada pelo presidente um prenúncio de novos tempos. “Criticamos muito e lutamos muito, mas, sabemos reconhecer um avanço na relação de trabalho”, disse a líder sindical.

As trabalhadoras das empreiteiras, tantas vezes exploradas, também foram homenageadas e tiveram voz. Antônia Alves usou o microfone para destacar o apoio do Sindieletro na luta por melhores condições de trabalho na Terceiriza e para dizer que espera que o clima de mudança na estatal ajude a solucionar problemas antigos nas condições de trabalho.

faixa_mulher
ato3mulheres3
ato2ato4
mulheres2mulheres

item-0
item-1
item-2
item-3