Deputados cobram de Zema a suspensão das atividades escolares por tempo indeterminado



Deputados cobram de Zema a suspensão das atividades escolares por tempo indeterminado

Pensando na falta de estrutura para a educação à distância e no risco das escolas virarem polos de contágio pelo coronavírus, a maioria dos deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (presidida pela deputada Beatriz Cerqueira) e líderes de 3 blocos parlamentares apresentaram um requerimento para que o governo do Estado mantenha o isolamento social e que continuem suspensas todas as atividades da rede estadual de ensino.

O Requerimento 5.258/2020 foi aprovado em plenário e entregue pessoalmente para a secretária de Estado da Educação, Júlia Sant'Anna no último dia 15. No documento, é solicitado que o Executivo Estadual respeite o Estado de Calamidade e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e conserve suspensas todas as atividades de ensino. A suspensão inclui todas as tarefas realizadas nas escolas, sejam por meio de convocação de profissionais da educação, envio ou entrega de materiais ou atividades aos aluno/as de forma presencial ou por plataformas.

Ministério Público

Diante da gravidade da situação, a deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Beatriz Cerqueira, apresentou, na última sexta-feira, 17, denúncias ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) de grave violação de direitos de trabalhadores e de cidadãos por 6 prefeituras de Minas Gerais. As irregularidades estão relacionadas a convocações para o trabalho presencial em período de elevado risco de contágio pelo coronav¡rus e centenas de demissões de trabalhadores da educação durante a pandemia.


Fonte: por Rosana Zica

item-0
item-1
item-2
item-3