Deputado diz que privatização da Cemig deve “demorar um pouco”

Em entrevista ao Café com Política, da FM O TEMPO, na terça-feira (20), o presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Gil Pereira (PSD) elogiou o trabalho do governador Romeu Zema (Novo) em relação à Cemig.

Para ele, a Companhia é “a maior mola propulsora de desenvolvimento do estado. Sem energia não se faz nada, e cada vez mais precisamos de energia e de energia limpa. A Cemig, entre 2015 e 2019, até 2020, esteve em uma situação muito ruim, mas agora está melhorando. Você vê que graças a Deus e ao trabalho do governador Zema, a Cemig está tendo muita demanda, mas infelizmente não está fazendo as entregas em tempo hábil. Então a pessoa que vai colocar um pivô central na fazenda, eles pedem 760 dias, ou seja, pedem dois anos para instalar. Isso no estado todo. No Sul de Minas, a questão do café, precisa muito dos silos. Tem silos prontos lá há dois anos, três anos, e não tem energia para conectar. Então a Cemig tem que dar celeridade. Tem melhorado muito, mas precisa melhorar mais ainda”.

O parlamentar também comentou que a privatização da concessionária, amplamente defendida por Zema, não deve acontecer por enquanto, já que representaria a perda de um ativo importante para Minas.

“O governador foi eleito em 2018 e 2022 falando em privatização, é um tema caro porque a sociedade não quer vender esse patrimônio. Tanto é que o governador já falou em corporation, quer dizer, o estado não perderia as ações que ele tem. Então acredito que a Copasa seria mais fácil para privatizar hoje, a Codemig, a Codemig também, mas a Cemig vai demorar um pouco, mesmo porque vai precisar do governo federal e a política do governo federal é de não privatização”, explicou Pereira.

Fonte: O Tempo