Deputado denuncia governador e Cemig por quebra de acordos e desmonte para a privatização

Betão mandou um recado: “Trabalhadores e trabalhadoras da Cemig, vocês não estão sozinhos. Estamos juntos na luta em defesa da vida”

O deputado estadual, Betão (PT), usou, na quarta-feira (16), a tribuna da Assembleia Legislativa de Minas para denunciar a Cemig por quebra de acordos com os trabalhadores e trabalhadoras de proteção à covid-19, aumentando o risco de contaminação de seu quadro de eletricitários e eletricitárias. Ele denunciou também o projeto do governador Romeu Zema de desmonte da empresa para a privatização.

O deputado destacou: ‘Trabalhadores e trabalhadoras da Cemig, vocês não estão sozinhos. Estamos juntos, na luta em defesa da vida, e contra essa tentativa de desmonte descarada da empresa que o governador tem permitido’.

Betão, que é totalmente contra a privatização da Cemig e demais estatais mineiras, também destacou que o coordenador-geral do Sindieletro, Jefferson Silva e os demais diretores do Sindicato, estão empenhados em levar para ele e à Assembleia dados que demonstram o descaso da Cemig com a contenção da pandemia entre seus empregados(as) e, ainda, dados que apontam a tentativa do governo de desmonte da estatal.  Segundo revelou, a direção do Sindieletro, na pessoa de Jefferson Silva, apresentou dados de que a Cemig recebeu do Governo Federal R$ 1 bilhão para ações de contenção da pandemia, e acrescentou: “Mas o resultado desse investimento nós ainda não vimos”.

O deputado revelou que sabe e atua contra a quebra de acordos da Cemig em relação ao home office e à redução da jornada de trabalho das equipes de campo. “É um descaso e uma insensibilidade a quebra do acordo de home office, pois a Cemig retomou o trabalho presencial para muitos trabalhadores, sem considerar o ambiente de risco. No edifício-sede, por exemplo, são cerca de 2.500 trabalhadores e as salas são fechadas, sem ventilação. É mais risco de contaminação”, detalhou.

Betão lembrou, ainda, que outra quebra de acordo foi o retorno das equipes de campo para a jornada de oito horas diárias, desrespeitando as negociações que estabeleceram a redução da jornada para seis horas, sem horário de almoço, visando diminuir a aglomeração de trabalhadores. Segundo ele, a proteção dos trabalhadores deve ser prioridade e, além disso, a redução da jornada não representou redução de atendimento à população.

Confira o vídeo com toda a fala do deputado Betão, em defesa da categoria eletricitária/Cemig, acessando o link: https://fb.watch/2oRfmW7iVM/