Deputado critica distribuição de dividendos da Copasa

Em pronunciamento na fase de oradores, na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na quinta-feira (12/11/20), o deputado Betão (PT) criticou a distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), paralelamente ao endividamento da empresa.

O parlamentar também defendeu a função pública da Copasa e disse que os projetos de distribuição de dividendos e contratação de créditos atendem apenas a fins privados.

Segundo Betão, os dois projetos foram apresentados em reunião conjunta do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da empresa, no dia 29 de outubro, e deverão ainda ser votados em assembleia-geral marcada para este mês.

Os recursos extras a serem distribuídos aos acionistas seriam equivalentes a R$ 820 milhões. Já a contratação de crédito de longo prazo seria no valor de R$ 500 milhões.

“Ou seja, a empresa vai contrair uma dívida de R$ 500 milhões, a ser paga com taxas e juros de mercado, mesmo tendo em caixa R$ 820 milhões”, resumiu o deputado, que chamou as propostas de “estarrecedoras”.

Segundo ele, é dever do governo garantir a prestação de serviços públicos de qualidade no fornecimento de água e na captação e no tratamento de esgoto, por meio da Copasa, mas a administração estadual prefere, ainda na opinião do deputado, beneficiar os acionistas.

Fonte: Portal da ALMG