Denúncia de assédios e adoecimento de trabalhadores da Serta da região Leste

O Sindieletro recebe denúncia anônima sobre a possível ocorrência de assédios contra trabalhadores e trabalhadoras da empreiteira Serta, prestadora de serviços de vigilância e limpeza na Cemig de Governador Valadares e região – estamos apurando

De acordo com relatos, os trabalhadores têm sofrido ameaças aos gritos, além de humilhações e pressão o tempo todo, com vigilância acirrada de suas atividades profissionais. Os empregados estariam sendo ameaçados constantemente com advertências. Muitos estão sofrendo com sintomas de ansiedade, depressão e crise de pânico, entre outros problemas psicológicos.

Até mesmo bater o ponto se tornou um suplício, nos contam. A empresa adotou o uso do aplicativo de celular Tangerino para registro do ponto, que deve ser instalado no aparelho do trabalhador, mas o aplicativo falha. Muitas vezes não indica a localização em tempo real (houve casos de apontar que o trabalhador estava na Argentina) e trava a todo momento, impedindo de registrar os horários de chegada ou saída. Resultado: mais ameaças, no caso, de descontar “ausências” no contracheque.

Para os trabalhadores, a Serta não é uma empresa ruim de se trabalhar, mas funcionários lamentam que o ambiente de trabalho seja de transtornos e adoecimento. O que mais desejam é trabalhar em paz e com tranquilidade. O medo de repressão é tanto que muitos trabalhadores só conseguem resolver questões profissionais com chefias da Serta fora de Governador Valadares. Afirmam que resolveriam questões tranquilamente com o supervisor se não se sentissem continuamente ameaçados.

O Sindieletro cobra que haja diálogo e não mais ameaças.