Demora de 12 anos para se “ajustar” à entrega do PPP



Demora de 12 anos para se “ajustar” à entrega do PPP

Desde que passou a ser exigido pelo INSS, em 2004, o Sindieletro vem cobrando da Cemig agilidade na emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Mas, passados 12 anos, a empresa continua a atrasar a entrega do documento, prejudicando centenas de eletricitários. Sobra para quem trabalha no serviço de emissão do PPP, que fica sempre no sufoco. A Gestão da empresa simplesmente não investe em pessoal. Há mais de 900 solicitações na fila para a entrega.

O PPP é um documento individual que contém todo o histórico do trabalhador, dados administrativos e ambientais, que apontam os tipos de agentes químicos, físicos e biológicos a que está exposto. Portanto, é essencial para quem tem direito à aposentadoria especial e tem que provar a exposição a agentes agressivos à saúde.

O Sindieletro vem recebendo inúmeras denúncias de trabalhadores que pediram ao RH a emissão do PPP e reclamam da demora do Departamento de Recursos Humanos para atender as solicitações. É o caso do eletricista de linhas e redes do São Gabriel, Greiser de Paula, que fez o pedido no dia 14 de dezembro e recebeu um comunicado do RH informando que o PPP só estaria disponível em 180 dias. Para piorar, em alguns casos a empresa se recusa a emitir o documento, negando um direito do trabalhador, que se vê obrigado a pedir na Justiça a emissão do seu PPP.

Nesses casos, além de descumprir a lei, a empresa impede que o eletricitário verifique se o seu PPP realmente reflete a realidade das suas condições de trabalho e busque junto ao INSS os seus direitos previdenciários

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