Degradante



Degradante

A Vale, uma das maiores mineradores do mundo, foi autuada por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão. A autuação foi feita por uma força conjunta formada por membros do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e por agentes da Polícia Federal em um centro de operações da companhia localizada em Itabirito (MG).

Para os fiscais, a mineradora era a responsável pelas jornadas exaustivas de trabalho e pelas condições degradantes as quais os trabalhadores eram submetidos, apesar de serem contratados por uma outra empresa para dirigirem caminhões carregados com minério. Ainda segundo a fiscalização, a Vale deveria ser resposnabilidade porque os trabalhadores atuavam visando a atividade-fim da companhia, cuja terceirização é ilegal.

A ação de fiscalização encontrou 411 motoristas terceirizados , sendo que 309 foram considerados em condições análogas a escravidão. A Vale nega a existência das irregularidades e afirma que os funcionários, contratados e terceirizados, possuem condições adequadas de trabalho.

item-0
item-1
item-2
item-3