Centrais sindicais, sindicatos e sociedade civil participam de Oficina para elaboração de agenda de ações para grandes eventos no Brasil
A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), demais centrais, movimentos sociais e representantes da sociedade civil contribuíram para elaboração e aprovação da pauta de garantia de emprego decente em Minas Gerais durante a Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil.
O documento foi debatido na Oficina de Promoção de Trabalho Decente nos Grandes Eventos, realizado na sexta-feira (7), no Centro Público de Promoção do Trabalho, em Belo Horizonte.
Representantes do movimento sindical deixaram claro, durante a Oficina, que o mais importante não é apenas a garantia de emprego decente durante a Copa, mas políticas públicas permanentes de defesa dos direitos dos trabalhadores e que os grandes eventos resultem em legados positivos para a população. Além disso, criticaram o fato de que só agora, há menos quatro meses para o início do Mundial, o movimento sindical e sociedade civil são chamados para debater uma questão tão importante.
O secretário de Comunicação da CUT/MG, Neemias Rodrigues, disse que é preciso que haja consenso na pauta elaborada por movimento sindical, movimentos sociais, sociedade civil, governos e empregadores. “Precisamos construir uma agenda unitária para o Brasil inteiro e, especialmente, para Minas Gerais e Belo Horizonte. E é muito importante a participação da sociedade neste debate. Vamos trabalhar para construir o consenso. Porém, não estamos aqui apenas para legitimar nada, nenhum tipo de governo, nem projetos já consolidados. Queremos ver resultados, não apenas discursos”, disse Neemias Rodrigues.
O objetivo da oficina foi identificar oportunidades e problemas e construir uma agenda com ações para assegurar a promoção do trabalho decente, com igualdade de gênero, direitos e inclusão social, no contexto das competições esportivas e fomentar o debate em torno de um compromisso que será assinado pelos representantes das entidades.