Curso Carlos Marighella representa mais de dez cidades em seu 1º módulo

Cerca de 100 dirigentes e militantes de dezenas de organizações populares e sindicatos participaram no sábado, dia 5, no Sindieletro, do primeiro encontro do Curso de Formação Política Carlos Marighella. Com o tema Economia e Política no contexto do Governo Lula, a atividade teve assessoria de Nei Zavascki, que integra a direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Mais de dez cidades do estado estavam representadas no curso. Os participantes destacaram, ao longo do debate, a importância do espaço não só para a formação política, como também como espaço de articulação entre as organizações populares do estado.

O assessor apontou como elementos centrais da atual conjuntura econômica: a crise prolongada do capitalismo, a ascensão da Ásia como pólo de desenvolvimento do mundo, o aumento do antagonismo Ásia x Ocidente, e o recrudescimento do conflito entre as potências China e Estados Unidos.

É nesse contexto internacional que se insere o novo governo Lula, que, após anos de aplicação no Brasil de novas medidas neoliberais, se vê no desafio de retomar os investimentos públicos e as políticas sociais, ao mesmo tempo que enfrenta as forças de extrema direita que saíram vitoriosas em diversos governos estaduais e na composição do Congresso Nacional.
O enfrentamento ao governo Zema também foi apontado como desafio para a classe trabalhadora de Minas Gerais. O governador se apresenta como representante da extrema direita e aposta na candidatura presidencial em 2026. Nossa tarefa é impedir o seu projeto, atacando as grandes contradições da sua gestão no estado, entre elas, o projeto privatista, a entrega do nosso minério, a pauta fascista, entre outras.

Faça inscrição para os próximos encontros

O Curso de Formação Carlos Marighella terá mais três encontros, aos sábados, dia 2 de setembro, 7 de outubro e 11 de novembro. O próximo terá como tema Comunicação e disputa de hegemonia, centro da luta de classes: o papel dos sindicatos. Se inscreva: https://docs.google.com/forms/d/1537r9bFKqITyRQRBpx3P12PVRG6BckoKXEdPyB-UnZM