Copasa



Copasa

Começaram oficialmente na quarta-feira, 21 de maio, as negociações dos Sindicatos (SINDÁGUA, Senge e Saemg) com a Copasa, visando a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015.

Na primeira reunião entre as comissões foram lidas as pautas de reivindicações aprovadas nas assembleias do SINDAGUA, Senge e Saemg e tiradas dúvidas sobre alguns pontos levantados pela representação patronal.

Na mesa de negociações, a presença de técnicos do Dieese. O economista, Fernando Junqueira, discorreu sobre números do balanço financeiro da Copasa, argumentando sobre a plena viabilidade de a empresa conceder ganho real aos trabalhadores nas negociações coletivas.

Além de a Copasa ter conseguido um reajuste tarifário de 6,18%, superior à variação de 5,82% do INPC, a empresa teve uma ampliação de 2,55% no volume de água faturado e 4,33% no de esgoto. A receita operacional líquida evoluiu 8,65%. Apesar de um pequeno crescimento no número de trabalhadores diretos (2,96%), o número de ligações de água cresceu 3,6% e mais 6,47% no de esgotos. Os números atestam a evolução da produtividade no trabalho e permitem plenamente à Copasa conceder o percentual de ganho real reivindicado pela categoria.

Os trabalhadores aguardam que a empresa chame para a segunda reunião de negociação.

item-0
item-1
item-2
item-3