Conseguimos suspender proibição para contratados

O Sindieletro conseguiu suspender a decisão desumana e descolada da realidade pandêmica que a gestão da Cemig tomou na última semana, ao proibir os trabalhadores contratados de utilizarem o transporte fretado. Enviamos ofício na segunda-feira (18) e, nesta sexta-feira (22), em reunião com João Paulo, substituto de Bruno Vianna, gerente de Relações Trabalhistas e Internas (DPR/RT) da Cemig, conseguimos prorrogar o prazo por mais 90 dias.

Argumentamos que apenas suspender a proibição é incoerente, uma vez que a pandemia está longe de acabar e não é momento de expor os trabalhadores. No entanto, a decisão da empresa se manteve; continuaremos as negociações durante o prazo estipulado. Por este período, os trabalhadores contratados poderão continuar utilizando o transporte fretado e, assim, se protegendo da contaminação potencial por coronavírus ao sair e voltar para casa.

Entenda

Na última semana, a Cemig informou que trabalhadores contratados não poderiam mais utilizar o transporte fretado da empresa. Apenas os funcionários do quadro próprio teriam acesso aos ônibus, que percorrem a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A medida chegou em meio ao crescimento de casos no Brasil, na fortíssima segunda onda da pandemia da Sars-Cov-2 – nesta sexta (22), Minas Gerais alcançou mais de 670 mil casos confirmados e registra 14 mil óbitos.

Sabemos que a utilização do transporte público, que frequentemente está lotado, aumenta o risco para a vida dos funcionários, de seus familiares e dos colegas de trabalho. A pandemia avança a passos largos no país, e o Sindieletro entende que momento é de proteger o trabalhador. Nossa luta continua!

Leia aqui a matéria sobre o caso.