Confira as últimas atualizações das negociações de ACT 2023 e PLR 2022, 2023 e 2024

ACT 2023

O Sindieletro realizou assembleias em todo o estado de Minas Gerais para deliberação sobre a proposta da Superintendência do Trabalho e Emprego para o ACT 2023. No dia 28 de março, a categoria aprovou a proposta. Resta, portanto, que a gestão da Cemig se manifeste sobre o acordo para fecharmos a questão.

Na quarta-feira (3), o nosso coordenador geral, Emerson Andrada, conversou por telefone com o superintendente Carlos Calazans, que informou que oficializou à Cemig a aprovação de sua proposta. No momento, estamos aguardando a resposta oficial da empresa. Reivindicamos que a Gestão Zema na Cemig se posicione de uma vez e dê fim à espera da categoria eletricitária.

PLR 2024

A categoria aprovou a proposta de PLR 2024. A aprovação da PLR a ser paga em 2025, no entanto, de forma alguma corrobora com os aspectos discriminatórios que ainda percebemos nas propostas da gestão Zema. Continuamos na luta por um acordo isonômico. “Aprovamos também o apontamento crítico da metodologia de negociação da gestão da empresa. Continuamos lutando contra a imposição de parâmetros ilegais nos processos de negociação da gestão. A aprovação da PLR não concorda com a consolidação desse processo”, reafirma Emerson Andrada, coordenador geral do Sindieletro.

PLR 2023

O Sindieletro enviou ofício para a Cemig reivindicando o pagamento referente a esta PLR para o próximo dia 15 de abril. O acordo de PLR foi assinado em fevereiro de 2023 e pedimos a antecipação do crédito.

PLR 2022

Ganhamos, no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, o direito de pagamento da PLR 2022 para todos os trabalhadores, sem discriminação. A decisão do TRT foi coletiva (grupo de desembargadores) e abrangeu, para efeito de pagamento, as bases territoriais do Sindieletro, Sindicato dos Eletricitários de Juiz de Fora e Sindicato dos Técnicos (Sintec-MG).

No entanto, a gestão da Cemig recorreu da condenação ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Portanto, o processo de dissídio coletivo de greve (referente à greve de 13/07/2023), instaurado pelo Departamento Jurídico do Sindieletro, pedindo o pagamento da PLR, segue agora para análise do TST.

“Seguimos na luta por acordos coletivos verdadeiramente justos e que correspondam ao esforço da coletividade para garantir energia elétrica e desenvolvimento ao povo do estado de Minas Gerais.” – Emerson Andrada