Trabalhadores de todo o país estão se organizando para participar da IV Conferência Nacional sobre a Saúde do Trabalhador e da trabalhadora. O encontro é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que este ano tem como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Dever do Estado”, que será realizada de 10 a 13 de novembro em Brasília.
O evento reúne representantes de todos os estados, que levam à discussão de propostas para a Política Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora. Antes da reunião em Brasília, cada estado realiza sua própria conferência, momento em que são levantadas as demandas e contribuições específicas de cada região. Em Minas Gerais, a Conferência Estadual está marcada para o período de 29 a 31 de maio, em Belo Horizonte.
Para facilitar a participação dos trabalhadores, serão realizadas audiências nas Regiões Ampliadas, agrupamentos de várias cidades que ficam próximas entre si, entre os dias 16 de abril a 20 de maio. Em cada uma dessas regiões é realizada uma conferência, onde são debatidas as necessidades e propostas locais em relação à saúde do trabalhador. Veja abaixo o local e a data em que serão realizadas.
As conferências são um ótimo espaço para exercer a cidadania, e os eletricitários, principalmente os membros das Comissões Internas de prevenção à Saúde (CIPAs) podem contribuir muito para a construção de uma política nacional de saúde e segurança dos trabalhadores, principalmente agora, com o Pacto de Saúde e Segurança , a maior conquista dos eletricitários na última campanha de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.
Participe, informe-se sobre o local onde será realizada a conferência na sua região e contribua para a construção de uma política nacional de saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras.
Confira abaixo o local das conferências nas Regiões Ampliadas:
Região Ampliada Sede da Conferência