A Cemig publicou novo edital de concurso público destinado ao preenchimento de 109 vagas e formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para técnico contábil, técnico de gestão administrativa, agente técnico de meio ambiente, técnico de operação de subestações, advogado, analista de gestão administrativa, analista de gestão contábil, analista de sistemas de informática, assistente social, geólogo, engenheiro de meio ambiente e engenheiro de planejamento hidroenergético, entre outras. Os salários variam de R$ 2.498,30 a R$7.965, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Inscrições de 5 de fevereiro a 12 de março pelo http://www.fumarc.com.br/.
Fonte: portal EM
Posição do Sindieletro:
O Sindieletro sempre defendeu concurso público para a reposição do quadro de pessoal já tão desfalcado. Também defendemos a primarização das atividades-fim, que é substituir o quadro de trabalhadores terceirizados por quadro de eletricitários concursados. Nos anos 1990 a Cemig contou com 18 mil trabalhadores próprios, hoje são cerca de seis mil. Entretanto, estimativas apontam que a Cemig possui, hoje, cerca de 20 mil terceirizados que sofrem com condições de trabalho precárias nas empreiteiras.
Inclusive, a categoria eletricitária já fez greve para que a Cemig garantisse o concurso público para a primarização das atividades-fim. Para o Sindieletro, 109 vagas representam muito pouco. Defendemos que a Cemig implante uma ampla política de Primarização: que comece com concurso para a contratação de, no mínimo, três mil trabalhadores e, depois, garanta mais concursos até que se reponha o quadro de pessoal ao nível dos anos 1990.