Renovação da apólice do seguro de vida para o período de 01/08 a 31/07/2025



Renovação da apólice do seguro de vida para o período de 01/08 a 31/07/2025

Os eletricitários e as eletricitárias ativos(as) e aposentados(as) contam com o seguro de vida coletivo do Sindieletro há anos. O custo mensal é definido inicialmente pela média de idade de todo o grupo segurado - tanto os(as) eletricitários(as) quanto seus cônjuges. E a partir dessa informação é gerada, pela seguradora, a taxa do seguro. O custo final (ou prêmio mensal), por sua vez, é definido pela multiplicação da taxa do seguro pelo capital segurado. Assim, quanto maior a idade do grupo segurado mais alto será o custo do seguro.

Outro fator que afeta diretamente a taxa do seguro é a sinistralidade, que é a ocorrência de eventos cobertos pela apólice, morte ou invalidez do segurado ou do seu cônjuge. A sinistralidade é o total de sinistros pagos durante a vigência (anual) da apólice.

E como a seguradora sabe quando a apólice precisa ser renovada com reajuste? Incluindo, lógico, um prêmio mensal maior. A seguradora analisa a arrecadação, a sinistralidade e a média de idade do grupo segurado. O resultado é a diferença entre a arrecadação e as despesas anuais do seguro (recebimentos dos segurados e pagamentos de sinistros), considerando, também, o envelhecimento do grupo segurado.

 

-------------------------------------------------------

Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais:

Facebook | Instagram

 

ATENÇÃO: entre nos nossos GRUPOS EXCLUSIVOS no WhatsApp e Telegram para receber notícias do Sindieletro!
(Os grupos são fechados e apenas a Comunicação oficial do Sindieletro envia as mensagens)

Grupo para ativos do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para ativos do Sindieletro no Telegram

Grupo para aposentados do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para aposentados do Sindieletro no Telegram

Converse com o Sindieletro no WhatsApp

-------------------------------------------------------

 

Vale lembrar: à medida que o grupo segurado envelhece e não há, ao mesmo tempo, a inclusão de segurados mais jovens, acontece o aumento da taxa média do seguro. E se, ainda for registrado o aumento da sinistralidade ou a redução da arrecadação, ocorrerá a necessidade de reequilíbrio do contrato para a manutenção do equilíbrio financeiro do seguro. E surge, então, a necessidade de reajuste de preço, ou do prêmio mensal.

Reajuste negociado

Mais uma vez, essa situação é vivenciada na apólice do seguro de vida coletivo do Sindieletro. A seguradora comunicou essa situação ao Sindicado e, imediatamente, iniciamos um debate e a negociação do reequilíbrio contratual do nosso seguro. Foram mais de 30 dias de negociações. A seguradora identificou a necessidade de reajuste em 20%, mas após muito diálogo e negociação, conseguimos uma redução de 5% na correção da apólice. Assim, a partir de agosto deste ano haverá um reajuste de 15%, para a renovação da apólice do nosso seguro de vida coletivo para o período de 01/08/2024 a 31/07/2025.

 

item-0
item-1
item-2
item-3