Como não é eficiente, Zema?

Mais uma notícia do mercado mostra que a Cemig, como estatal, é eficiente e cumpre o seu papel de sustentabilidade.

Nossa estatal de energia permanece como única empresa do setor elétrico (do Brasil, da América Latina e não européia) a figurar no Índice de Sustentabilidade do Dow Jones. Esse Índice é conferido às empresas que se destacam pela gestão de fatores ambientais, sociais e de governança. A gestão da Cemig não é boa no diálogo e relação com o Sindicato dos eletricitários, e sucateia a empresa, seguindo orientações do governador Zema, que insiste na privatização e só não conseguiu pela resistência dos trabalhadores e da população, que têm, na Constituição Mineira, a garantia de que, só vende com autorização da Assembleia Legislativa (três quintos dos votos) e com referendo popular. Porém, como estatal, a Cemig é de fato destaque em projetos sociais e de meio ambiente, além, obviamente, de ser fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais. A sociedade mineira agradece. E perguntamos: se fosse uma empresa privada do setor elétrico, a Cemig faria o que faz, em prol dos mineiros?

É um Índice do sistema capitalista, mas mostra também a contradição do governador Romeu Zema (Novo?), que adota um discurso de que a estatal precisa ser privatizada "porque não é eficiente". Mas os fatos confirmam o contrário: Uma estatal - e mais importante, uma estatal de um setor estratégico, de energia - é mais eficiente do que todas as demais empresas privadas, do setor.

Confira a matéria publicada no site Money Times:

Bradesco e Cemig são selecionadas para compor o índice de sustentabilidade do Dow Jones

Por Renan Dantas

O Bradesco (BBDC4) e a Cemig (CMIG4) foram selecionadas para compor o índice de sustentabilidade do Dow Jones para 2020/2021, mostram documentos enviados ao mercado na quarta-feira (18).

Criado em 1999, o DJSI avalia as melhores práticas em sustentabilidade das empresas, valorizando às companhias que se destacam pela gestão de fatores ambientais, sociais e de governança (ASG) de seus negócios.

Anualmente, a composição do índice é renovada. A nova composição do DJSI World reúne 320 empresas de 29 países. Elas foram escolhidas entre 7.300 empresas pré-selecionadas de 60 setores econômicos.

Para o Bradesco, que teve a melhor performance entre os bancos brasileiros presentes no Índice e alcançou a quinta posição, esse resultado demonstra a visão estratégica e a evolução contínua da gestão de aspectos ASG.

A Cemig permanece como a única empresa do setor elétrico, não europeia, a fazer parte do índice, que selecionou apenas oito empresas do setor no mundo, dentre as 64 que foram avaliadas.