Como fazer a opção pelo PSI? Siga o passo a passo

1. Acesse http://cemigsaude.org.br
  2. Clique no chat, no canto inferior direito da tela
  3. Selecione “Beneficiário”
  4. Selecione “Prosaúde Integrado – PSI “
  5. Selecione “Dados cadastrais”
  6. Selecione “Inclusão e exclusão – PSI e POD”
  7. Clique em “Atendimento”.

A partir daí, você será atendido por alguém. O atendimento começa às 9h.

Por que optar pela inscrição no PSI?

- O PSI é o plano mais amplo e possui o maior número de pessoas filiadas a ele. Por isso, é mais seguro e consistente para os beneficiários.

- O PSI possui mais coberturas para além do rol da ANS. Os outros planos se restringem basicamente ao rol da ANS. É uma diferença de quase 300 procedimentos.

- Para mudar o regulamento do PSI, alterando os seus benefícios, é preciso que os conselheiros eleitos pelos beneficiários votem a favor, o que é muito improvável. Já outros planos podem ser alterados pela vontade da gestão da Cemig e sem qualquer influência dos beneficiários na decisão. Ou seja, nos outros planos, o que você aderir hoje poderá não ser o plano que você terá amanhã.

- O PSI possui um recurso para cobrir medicamentos no valor de R$3.765,64 anuais. Se possuir alguma doença como diabetes ou hipertensão, você terá direito a um teto adicional de R$2.747,76 para cobrir os medicamentos referentes a essas doenças, totalizando R$6.513,40 anuais. Nos outros planos não há esse benefício.

- O modelo de correção dos valores de custeio do PSI está previsto no regulamento e em um acordo coletivo. Tudo é transparente e bem definido em regras pré-estabelecidas. Além disso, o custeio é particionado na média de 50% com as patrocinadoras (Cemig e outras empresas). Nos outros planos, a empresa custeia todo o valor enquanto o beneficiário estiver na ativa, mas não pagará nada quando o trabalhador se aposentar – este só continuará no plano se a empresa permitir.

- No caso do PSI, o beneficiário custeia parte do plano mesmo estando na ativa. Isso dá o direito de continuar no plano mesmo após se aposentar, independentemente da vontade da Cemig, e a empresa é obrigada a custear parte do PSI.

- O PSI também garante reembolso de medicamentos e lentes de óculos.

- Atualmente, você pode abater todo o valor pago ao plano de saúde no imposto de renda. Logo, é necessário fazer as contas para ver se realmente há algum benefício no caso de custeio total do plano pela empresa. Por exemplo: alguém que pague R$300,00 por um ano no PSI em 13 parcelas totaliza R$3.900,00. Em caso de ter teto adicional, essa pessoa pode fazer a seguinte conta: R$6.513,40 – R$3.900,00 = R$2.613,40. Ou seja, o saldo é positivo para o beneficiário em R$2.613,40. E o valor de R$3.900,00 pago é abatido no imposto de renda.