Comitê Popular de Luta Casa Branca, em Brumadinho, realiza café coletivo

Neste sábado (30), acontece em Casa Branca, no município de Brumadinho, uma edição da “Mesa da Thereza”, projeto que promove um café da manhã coletivo com quitutes e diálogos sobre a situação política do país e caminhos para melhorá-la. A ação é organizada pelo Comitê Popular de Luta do local e começa às 10h.

“Mesa da Thereza”, que existe há mais de 12 anos, é uma intervenção da artista plástica e professora Thereza Portes, com objetivo de promover o convívio com a diversidade ao redor de uma mesa de café.

“No momento a gente está sendo privado de tudo, dos nossos direitos. Então, proporcionar momentos em que a gente possa conviver, sair das nossas bolhas, que possamos debater, conversar, é importante. É necessário ter esperança de mudar”, relata.

“Os bordados existem desde 2010. Tem coisas de quando tiraram a Dilma, tem ‘Fora Temer’, copa de 2013, coisas sobre reforma agrária... É uma toalha que tem história e movimento”, conta Thereza.

Segundo ela, os bordados que acontecem durante a atividade também buscam dar visibilidade aos personagens presentes nas cidades, aqueles que convivem no espaço público, nas ruas, em comunidades quilombolas e nos movimentos sociais.

Sobre o projeto

A mesa de Thereza é um projeto permanente do Laboratório Undió de Intervenções, localizado na Rua Padre Belchior, no Centro de Belo Horizonte, e itinerante no restante do Brasil. Nos últimos 12 anos, foram inúmeras histórias de cafés na rua, servidos em mesas com dez metros de comprimento e mais de 700 xícaras doadas por moradores da capital.

Em Belo Horizonte, a mesa também acontece em meio a manifestações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em protestos de rua e também em festivais e festejos populares, como a Festa de Pai Benedito do Quilombo Manzo.

“Os movimentos sociais me convidam porque acreditam na mesa como um lugar de afeto e que questões podem ser discutidas ali”, conta.

Serviço:

“Mesa da Thereza”

Local: Praça São Sebastião, em Casa Branca (Brumadinho)

"Tenda da Esperança"

Oficina "Esperançar", que contará com cerca de 17 bordadeiras e serão oferecidas linhas, agulhas e tecidos.

Local: Praça São Sebastião, em Casa Branca (Brumadinho)

Atividades gratuitas e abertas ao público

Fonte: Brasil de Fato (MG), por Maria Araújo