Com refinaria privatizada, baianos sofrem com falta de gás de cozinha

Após privatização ação Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, vendida pela Petrobrás a preço de banana para o fundo árabe Mubadala, Salvador se destacou por ter a gasolina mais cara do país. Agora, a Refinaria de Mataripe, antiga Rlam, volta a ser notícia negativa no estado porque reduziu a produção de gás de cozinha (GLP) e provocou desabastecimento do produto na região.

Segundo a Associação de Revendedores de Gás da região, cerca de 60% das revendas estão sem o produto. O problema vem se arrastando desde a semana passada e já atinge várias cidades da região, entre elas Feira de Santana, segundo maior município da Bahia, e Itabuna, ao sul do estado. Revendedoras de GLP em Salvador (BA) fecharam as portas, por falta do gás de cozinha na Refinaria de Mataripe.

A Rlam era a principal fornecedora de derivados do Nordeste e respondia por 14% da capacidade de refino no Brasil.

Dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), que lutaram contra a privatização por causa dos prejuízos que isso representa para os trabalhadores, a população e para a economia do estado, criticaram duramente a falta do GLP nas revendas.

“A escassez do produto é inadmissível. A FUP e o Sindipetro da Bahia sempre alertaram para o equívoco da privatização das refinarias da Petrobrás, que leva à criação de monopólios regionais, em detrimento do consumidor brasileiro, sujeito a reajustes abusivos de preços dos combustíveis e à escassez de produtos”, destacou o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar.

E estamos falando de um produto cujos preços dispararam na gestão Bolsonaro, chegando a custa R$ 160 em algumas cidades brasileiras. Na média mundial, o botijão de gás no Brasil é 25% mais caro que a média mundial.

Levantamentos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/subseção Federação Única dos Petroleiros-FUP), com base em preços acompanhados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostram que, durante o governo Bolsonaro, o gás de cozinha aumentou 96,7% nas refinarias, enquanto a inflação acumulou 24,9% e o salário mínimo subiu 21,4% no período.

Fonte: FUP (Federação Única dos Petroleiros)