Coletivo Estadual constrói em Encontro Plano de Formação de 2024 da CUT/MG

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), juntamente com secretários de formação e representantes de diversas entidades, realizou na terça-feira, 12 de março, o Encontro do Coletivo Estadual na sede da entidade, em Belo Horizonte. Na atividade, que durou todo o dia em que houve debates intensos, organizada e coordenada pelo secretário de Formação Sindical da CUT/MG, Geovan Aguiar Teles de Assis, foi construído o Plano Estadual para 2024.

No Encontro, que contou com a participação do presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira Filho; da secretária-geral Lourdes Aparecida de Jesus; de Tatiane Aparecida Fonseca, secretária de Saúde do Trabalhador, e de Fernanda Henrique Estevão, secretária de Combate ao Racismo, estiveram presentes 33 representantes de entidades de todo o Estado.

O Encontro teve como objetivo, além da construção do Planos Estadual de Formação, a construção e a integração do Coletivo.

O Plano Estadual da Formação foi construído a partir dos três eixos estratégicos definidos no 14° Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut), realizado em 2023, em diálogo com a realidade do Estado de Minas Gerais, sendo eles:

Eixo 1 – Fortalecimento do sindicalismo CUTista. Negociação Coletiva e atualização da organização sindical.

Eixo 2 – Protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania.

Eixo 3 – Intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento sustentável e no combate à desigualdade.

Os principais desafios da formação da CUT/MG ligados a cada eixo foram debatidos e fizeram parte dos trabalhos de grupos a busca conjunta por soluções para a superação desses enfrentamentos.

O Coletivo Estadual construiu e aprovou o Plano Estadual de Formação com as diretrizes para o mandato 2023/2027 e atividades para o ano de 2024, em breve a Secretaria Estadual de Formação divulgará agenda com a programação da CUT/MG.

Imagens: Rogério Hilário

Fonte: CUT Minas