Coelba propõe rebaixar proposta já negociada e eletricitários entram em greve

Após uma intensa mobilização, iniciada ainda em outubro, no sentido de sensibilizar a Coelba para avançar nas negociações relacionadas ao plano de saúde, os coelbanos aprovaram na quinta, 09, a deflagração de uma greve geral por tempo indeterminado, a partir da segunda, 13.

Na última rodada de negociações, a empresa irritou ainda mais a categoria após rebaixar a proposta financeira, negociada junto à holding. Para a direção do Sinergia, esta postura da Coelba serve para provar que o lema interno “nossa causa é você” não passa de pura balela. Na prática a Coelba não tem nenhum compromisso com os seus trabalhadores ativos e aposentados.

Entenda o impasse

Tudo bem que a negociação sobre os custos do plano de saúde ainda não terminou e a história pode ser mudada, mas até o momento a Coelba (Companhia de Energia Elétrica da Bahia) surpreendeu. Infelizmente, de forma negativa. Para quem esperava uma nova proposta para o plano, ela veio. Porém, não agradou nem de longe a direção do Sinergia. Na prática, a nova proposta resume-se ao que já é praticado (apartamento, cobertura nacional, pré e pós pagamento com redução de alguns percentuais de contribuição, e nada mais).

Pior que requentar o que já existe foi o fato de reduzir a proposta nacional, diminuindo o valor do abono e do reajuste. Isso mesmo: a empresa propôs diminuir de R$ 1.700 e R$ 1.800, para R$ 1.500 o valor do abono e retirar o ganho real dos dois anos. Ora, uma piada!

A direção do Sindicato dos Eletricitários (Sinergia) vai rechaçar o que foi apresentando e exigir uma nova proposta da empresa, já que o que foi apresentando nada mais é do que uma afronta.