Chegou a hora de discutir o ACT 2017/2018



Chegou a hora de discutir o ACT 2017/2018

O Sindieletro tem feito reuniões setoriais nas portarias da Cemig para discutir a nossa pré-pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2017/2018).
No São Gabriel, o Secretário Geral do Sindieletro, Vicente Ferreira, afirmou que este ano, o grande desafio, com a Reforma Trabalhista que entra em vigor a partir do dia 11 de novembro, é fechar um acordo que garanta todos os direitos conquistados pela categoria.

E, neste cenário, a participação e a mobilização dos trabalhadores serão de fundamental importância. Com a Reforma Trabalhista aprovada pelo governo ilegítimo de Michel Temer as relações de trabalho serão ainda mais precarizadas e a Cemig pode aproveitar a oportunidade para tentar acabar com conquistas históricas dos eletricitários.

Na setorial realizada no prédio da Rua Itambé, o coordenador geral do Sindieletro, Jefferson Silva, fez um balanço sobre o leilão das usinas e a necessidade da categoria definir uma reivindicação sobre esses ativos. Os trabalhadores debateram também sobre os processos de trabalho na empresa e formas de blindar o nosso Acordo Coletivo da Reforma Trabalhista. Jefferson destacou que possivelmente seremos a primeira categoria a fechar um acordo com a nova legislação trabalhista em vigor.

Jefferson lembrou o desafio da campanha de renovação do ACT no ano passado, com o fim da Sentença Normativa e destacou que os desafios postos este ano são o risco de privatização das usinas, a Reforma Trabalhista e o novo modelo do setor elétrico brasileiro. “Por isso é importante intensificar o debate para construir uma pauta que atenda os anseios da categoria, do ponto de vista político, social e econômico”, afirmou.

item-0
item-1
item-2
item-3