CET Engenharia se destaca na precarização

É quase impossível identificar a pior entre as prestadoras de serviços da Cemig. Varias desrespeitam a CLT e as normas regulamentares de saúde e segurança. Mas, a Cet Engenharia se destaca na precarização das relações de trabalho.

Em julho, a ‘gata’ foi alvo de uma mega operação de fiscalização conjunta, com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRT), da Polícia Federal e do Ministério Público do Trabalho.

Os fiscais da SRT encontraram condições de trabalho degradantes. Vários trabalhadores não receberam o treinamento básico determinado pela Norma Regulamentadora (NR10). Mesmo assim, interviam no sistema elétrico de potência (SEP). A fiscalização constatou,também,que nenhum eletricitário participou de cursos de capacitação para trabalho em altura (NR 35) e, ainda, são submetidos a carga horária superiores a 10 horas diárias, entre outras irregularidades.

O resultado da operação foi uma notificação à Cemig é a Cet Engenharia que devem sanar de imediato as irregularidades, sob pena de autuação.

O que já era ruim ficou péssimo

Acuada e correndo o risco de receber várias multas da SRT, a Cet ainda não tomou nenhuma medida para solucionar os problemas. Pelo contrário, começou uma ofensiva que nada contribui para um ambiente de trabalho digno. Há denúncias de que a empresa demitiu cerca de 30 eletricitários, suspendeu o fornecimento de tíquete refeição para os trabalhadores que moram nos alojamentos e o pagamento por produtividade. Numa reunião, a empreiteira afirmou que a culpa é do Sindieletro e do Ministério do Trabalho.

O Sindicato sempre expôs publicamente que é contra a precarização das condições de trabalho na Cemig e que a terceirização é a principal causa dos acidentes com mortes e mutilações de trabalhadores.

O Sindieletro é contra o sistema cruel implantado pela Cemig e pelas empreiteiras que só visam o lucro. Continuaremos defendendo os direitos dos eletricitários e cobrando das empresas e da Cemig o cumprimento das normas de saúde e segurança. Ao contrário do que foi dito na reunião com os eletricitários da Cet, o Sindieletro não visa vantagens financeiras ao defender os trabalhadores das empreiteiras. Pelo contrário, é intransigente na cobrança para que as empresas respeitem os trabalhadores, garantindo segurança, melhores salários e condições de trabalho.