Centrais sindicais levam pauta à Assembleia

Representantes de oito centrais se reuniram na manhã desta quinta-feira com o deputado Dinis Pinheiro e discutiram algumas reivindicações da classe trabalhadora

Representantes de oito centrais sindicais estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira (11) com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro (PSDB), e entregaram ao deputado uma lista de reivindicações da classe trabalhadora.

Entre as principais pautas estão o aumento geral dos salários, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário, o fim das terceirizações, o respeito ao direito de greve, o fim do fator previdenciário, a reforma agrária e a democratização da mídia.

Além das pautas apresentadas, as centrais debateram ainda dom o presidente da ALMG a questão da implantação do Piso Salarial Nacional dos Professores em Minas Gerais. A reivindicação motivou em 2011 uma greve da categoria que durou mais de 100 dias e acabou depois que o governo se comprometeu a implantar o piso no Estado. Entretanto, o acordo ainda não foi cumprido.

Diante da demanda, o deputado Dinis Pinheiro se comprometeu a tentar mediar o impasse entre os professores e o Executivo, como aconteceu em 2011. Segundo a assessoria de imprensa da ALMG, uma reunião foi agendada para o dia 6 de agosto entre os líderes da ALMG e os representantes das entidades sindicais.

Além do presidente Dinis Pinheiro, os deputados Rogério Correia (PT) e Celinho do Sinttrocel (PC do B) acompanharam a reunião. Entre as centrais estiveram presentes representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Representantes do Movimento de Atingidos por Barragens e o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol) também estiveram no encontro.